Nasa apresenta provas da existência de água líquida em Marte

Nasa apresenta provas da existência de água líquida em Marte

Imagens, adquiridas através da sonda MRO, atualmente situado na órbita de Marte, apontam leitos de mais de 100 metros de comprimento e pouco menos de 5 metros de largura

Foi anunciada nesta segunda-feira (28) uma descoberta histórica: cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana, apresentaram provas concretas da existência de água em Marte. Apesar de não ser uma prova da existência de vida fora da Terra, mesmo microbiótica, a existência de água líquida e corrente no planeta sugere que ele possa ser habitável.

Imagens, adquiridas através da sonda MRO, atualmente situado na órbita de Marte, apontam leitos de mais de 100 metros de comprimento e pouco menos de 5 metros de largura. De acordo com o Dr. McEwen, indícios apontam que a água seja salgada, já que foram encontrados sais hidratados nas marcas da cratera Hale.

O novo estudo ocorreu graças aos dados coletados em abril pelo robô Curiosity, de acordo com o Washington Post. Os cientistas perceberam a presença de sais no solo, chamados de percloratos, que contradiziam as suspeitas de que o planeta pudesse ser muito quente para existir água líquida: os sais diminuiriam o ponto de congelamento da água, formando salmoura. Assim, finas camadas de água se formariam quandos os sais absorvessem o vapor de água da atmosfera.

Esse estudo, com foco nos percloratos, percebeu, através das imagens da MRO, que os sais existiam não só em abundância, mas estavam sendo hidratados. Usando espectroscopia, que utiliza o espectro luminoso para descobrir a composição química de um objeto, os cientistas encontraram vidro, gelo e outras substâncias, e perceberam moléculas de água em áreas onde a salmoura não estava sendo formada.

Morten Bo Madsen, da Universidade de Copenhagen e um dos coautores do estudo realizado em abril, disse ao Post que os resultados são extremamente importantes. “O fluxo de água salgada não é só uma possibilidade, é um fato”, comentou ele.

“Se um dia formos lá, nós poderemos usar isso. Não precisaríamos trazer litros de água”, disse Lujendra Ojha, condutor do estudo revelado nesta segunda (28). “Isso parece ficção científica, mas em 100 anos será um fato”, completou ele.


Fonte: Notícias Administradores / Nasa apresenta provas da existência de água líquida em Marte

Os comentários estão fechados.