Negociação para MULHERES !

Negociação para MULHERES !

Você tem um problema e a pessoa com quem você vai negociar é o elo para te auxiliar a resolver esse problema, ou no pior cenário você ganhará experiência. Quando canalizamos nossas energias nos problemas e na estratégia para resolver esses problemas, as negociações fluem de maneira mais produtiva e eficiente.

Bom dia Mulheres !

Tudo bem ?

Acabo de concluir um curso de negociação para mulheres, pela Impulso Beta escola de negócios voltada para o público feminino. Gostaria de dividir com vocês um pouco do conhecimento aprendido nessa importante experiência.

Primeiro é válido lembrar que o curso é focado para nós, MULHERES, que com muita facilidade nos anulamos em detrimento de outra pessoa, ou erroneamente acreditamos que para manter um relacionamento precisamos ceder demais. É necessário ter em mente que : a igualdade de gênero começa por nós ! De nada adianta lutarmos por mais igualdade salarial ou oportunidades de mercado se somos as primeiras a se anularem diante de uma negociação ou desafio, inconscientemente acreditamos que se não cedemos perderemos “amizades” , ou seremos mal interpretadas se exigirmos algo. Estamos redondamente enganadas. Pensem, se durante uma negociação eu não estiver segura e focada no objetivo que quero, o outro negociador poderá perceber essa vulnerabilidade e utilizar a favor dele. Você precisa acreditar que se é VOCÊ que está na mesa de negociação é porque você tem total capacidade de estar lá, e essa sensação te dará mais segurança. Dicas como começar uma conversa  se apresentando, cumprimentando a todos, já mostrará as pessoas que você está aberta e segura. Outra dica importante é não misturar pessoas com problemas. Geralmente quando vamos negociar é comum confundirmos as pessoas com os problemas e deixarmos as emoções tomarem conta, e quase nunca o fator emoção vai te ajudar a chegar em seu objetivo. Então amiga, calma ! Você tem um problema e a pessoa com quem você vai negociar é o elo para te auxiliar a resolver esse problema, ou no pior cenário você ganhará experiência. Quando canalizamos nossas energias nos problemas e na estratégia para resolver esses problemas, as negociações fluem de maneira mais produtiva e eficiente. 

Por fim, consegui entender através desse curso a importância de termos um plano A, B e C. E como expor essas opções ao longo da conversa. Primeiro porque o seu plano A pode não atender as necessidades do outro negociador, e aí será necessário ter uma segunda opção para não precisar ceder demais. Fazer perguntas e ouvir com atenção, também são fundamentais durante uma negociação, a clareza na comunicação é importantíssimo, não deixe nada ficar subentendido, se não entendeu pergunte novamente.

Foram 5 semanas de muito conteúdo e conexão, e o mais importante 5 semanas reforçando a capacidade que nós mulheres temos para a vida corporativa. Assim como para qualquer gênero, estar preparado para uma negociação é a melhor estratégia.


Fonte: Artigos Administradores / Negociação para MULHERES !

Os comentários estão fechados.