Networking: como aproveitar o máximo de um evento?

Networking: como aproveitar o máximo de um evento?

Você não precisa levar um bolo de cartões de visita e distribuir para o maior número de pessoas que encontrar no evento. Aprenda a construir relações duradouras com as pessoas que contribuirão significativamente para a sua rede

Antes de se preparar para um evento, é importante refletir sobre a maneira que você vê as relações de reciprocidade. Um modelo mental de escassez pensa “vou para um evento e aproveitarei o máximo para mim”. Você pode transitar para um modelo mental abundante e imaginar “como eu posso ajudar as pessoas que estarão no evento? O que eu posso levar para agregar? ”. Seja alguém disposto a ajudar os outros e, consequentemente, você será lembrado como um profissional qualificado.

O networking é um procedimento barato (muitas vezes gratuito), produtivo e ainda é divertido! Além de aprender com palestrantes e profissionais de referência, você terá a oportunidade de se expandir social e culturalmente. Muitas pessoas vão aos eventos, mas poucas aproveitam realmente o que eles podem oferecer. Confira as dicas que farão a diferença na construção de uma rede melhor para você e para as pessoas que você se relaciona.

1. Prepare-se para o evento. Convide parceiros e clientes para irem com você, caso seja interessante para eles. Eles podem falar bem de você para outras pessoas e lhe ajudar. Relacione o que você precisa levar: cartões de visita, alguns folders explicativos e vídeos rápidos no seu celular com conteúdo de valor podem ser uteis.

2. Utilize a sua rede de maneira indireta. Apresente duas pessoas que não se conhecem, faça o favor para elas. Principalmente, se você souber que uma pode ajudar a outra. Elas não vão apenas se conhecer, vão lembrar que você construiu essa oportunidade. Se você fizer isso continuamente, torna-se a referência de uma rede, uma pessoa muito mais influente. Quando as pessoas pensarem em algum projeto, lembrarão de você, que sempre tem algo para oferecer ou alguém para indicar.

3. Chegue cedo e com boa aparência profissional. Saúde, energia e disposição são fundamentais. Nada de noites mal dormidas. Cheiro de cigarro também pode lhe atrapalhar bastante nessa hora.

4. Mantenha-se alegre, entusiasmado e positivo. Nem pense em reclamar e se lamentar de algo. Os clientes querem fazer negócio com uma pessoa vencedora que encontra soluções para os problemas e não com um chorão. As pessoas alegres são mais atraentes.

5. Selecione os eventos certos para você participar. Eventos culturais podem ser tão uteis quanto os eventos comerciais. Um Coach pode ser muito mais raro e necessário numa exposição cheia de fotógrafos que precisam de orientação na carreira, do que num evento cheio de Coaches ávidos por clientes.

6. Não dê informações cedo demais. Primeiro se apresente, pergunte o que pessoa faz. Depois fale sobre o que você faz. Assim que o seu cliente lhe disser algo sobre ele, você poderá estabelecer um vínculo, encontrar interesses em comum ou despertar a curiosidade dele.

7. Se você precisa do contato da pessoa, justifique a solicitação para pedir o cartão dela. Diga que você vai enviar um artigo ou vídeo interessante para ela. Depois de despertar o interesse, você pode iniciar uma relação comercial.

8. Se alguém perguntar o que você faz, apresente-se de maneira criativa em poucos segundos. No lugar de dizer “sou corretor de imóveis”, você pode dizer “eu encontro o melhor custo-benefício para as pessoas morarem”. Assim, você não será “mais um”, será único.

9. Envolva-se com as organizações que promovem o evento. As pessoas admiram os líderes, eles são os mais influentes nos eventos. Ofereça a sua palestra, ou a sua ajuda. Promova o seu próprio evento com parceiros influentes.

10. Agradeça às pessoas que, de alguma maneira, ajudam você. Se você foi ajudado por alguém, ligue ou envie pelo menos uma mensagem para aquela pessoa. Se as pessoas sentirem que estão contribuindo com a ajuda que oferecem, terão vontade de continuar ajudando você e outras pessoas.

Construa relações de confiança com as pessoas ao seu redor. Quando você começa a fomentar relações de confiança, começa a abrir muito mais portas para a sua carreira. Antes de confiar no seu produto, ou no seu serviço, as pessoas precisam confiar em você.


Fonte: Artigos Administradores / Networking: como aproveitar o máximo de um evento?

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