Ninguém trabalha sozinho! Dê crédito a quem merece!

Ninguém trabalha sozinho! Dê crédito a quem merece!

É difícil lidar com quem não sabe reconhecer nosso trabalho, ainda mais quando se apoderam da nossa ideia e recebem todos os méritos que eram merecimento nosso. Já passou por essa situação?

Trabalho em uma empresa onde adotamos a política de que todo o trabalho realizado e ideia formada não será apenas de uma única pessoa, mas sim de todos. As opiniões são expostas individualmente ou coletivamente e assim há um enriquecimento de ideias gerando e agregando valor. Sempre tivemos essa concepção até que em um determinado dia comentei por uma rede social com uma colega de trabalho que poderíamos melhorar a estrutura da empresa. Somos de áreas diferentes, porém nossas áreas trabalham juntas.  Então dei uma sugestão mostrando como fazer, mandei fotos sobre o que eu já tinha pesquisado e perguntei o que ela tinha achado daquilo. Ela se mostrou entusiasmada e disse que pensaria sobre o assunto.

Um dia após, nós nos encontramos na reunião da empresa e ela comentou com o Presidente sobre a ideia de implantar um modelo para melhorar a estrutura da organização, eu observei tudo para ver até onde ia, até que ela comentou que tinha pensado em tudo, que estudou o modelo e mostrou até as fotos que eu mesmo havia enviado para ela por mensagem no celular. O presidente achou a ideia fantástica, a elogiou e disse que ela poderia iniciar os trabalhos para as melhorias.  Em nenhum momento ela citou o meu nome, e em nenhum momento ela disse que a ideia era minha e que eu tinha falado para ela. Eu pedi a palavra e acrescentei que tivemos a ideia pois a necessidade de mudanças na estrutura era imprescindívelA reunião acabou e eu a chamei para conversar falei que não estava de acordo com a conduta dela e lembrei que somos uma equipe e que nada que é feito na empresa é para mérito de um ou outro mas sim para o bem da empresa, é onde devemos crescer juntos. Ela me pediu desculpas e disse que não iria se repetir.  

O fato é que muitas pessoas querem crescer ou se aparecer através da ideia do outro, do trabalho do outro, se “escoram” e se aproveitam da situação para pegar o restinho da “luzinha” que sobrou do colega. Pessoas assim geralmente gostam de ser o centro das atenções e não sabem lidar com trabalho em equipe. Elas querem ter o mérito, o elogio e a admiração de todos por ser a mente brilhante e obtido as melhores ideias. Para quem foi vítima da situação as coisas podem ser bem complicadas, a sensação de ter sido traído por um colega em quem confiou pode levar a uma desconfiança futura de todos os colegas, um bloqueio em expressar ideias, desestimulando o trabalho em equipe o que afetará o crescimento da empresa. 

É importante todos trabalharem em uma mesma causareconhecer o trabalho do colega e dizer que a ideia é boa mesmo não tendo partido de você não a problema algum. Isso só irá trazer mais confiança em você da parte dele e ainda se destacará por não ter sido um egoísta. A colaboração e a ética no ambiente de trabalho é imprescindível!


Fonte: Artigos Administradores / Ninguém trabalha sozinho! Dê crédito a quem merece!

Os comentários estão fechados.