O ajuste nos juros sobre capital próprio

O ajuste nos juros sobre capital próprio

Com o novo pacotão de ajustes do governo, podemos vê uma boa noticia quando o assunto é o juros sobre capital próprio das empresas e como isso nos ajuda a ter bons lucros

No dia 14/09/2015 o governo divulgou um grande pacote de medidas para cortar gastos e conseguir mais receita, independente se esses ajustes conseguirão apoio ou não do senado, é interessante notar que elas trazem algumas dificuldades extras nesse ano de ajustes, mas que também temos algumas oportunidades que podem fugir à vista no primeiro momento.

Desde o início do ano os investidores estavam na dúvida se os juros sobre capital próprio (JSCP) das empresas seria extinto, esses juros dão uma vantagem contábil interessante, já que as empresas podiam distribuir até 6,5% do lucro do ano aos seus acionistas e isso sendo considerado uma despeça para a empresa, sendo assim, conseguia isenção da mesma ordem no imposto de renda.

Segundo as novas propostas da equipe econômica do governo, agora o teto dessa distribuição será 5%, e a alíquota do IR para o acionista passa de 15% para 18% do lucro auferido com os juros sobre capital próprio distribuído. Longe de ser o cenário ideal, podemos tirar da cabeça o medo dessa vantagem ser extinta, ao menos no médio prazo.

Claro que essa é uma vantagem para a empresa, já que a retirada desse benefício iria reduzir seus lucros. Mas essa vantagem se estende ao investidor que depende do lucro da empresa para ganhar bons dividendos. Sendo assim, além de tranquilizar bastante, essa medida traz a tona muitas oportunidades.

Como dito, o medo da retirada do benefício ronda a cabeça do investidor desde o começo do ano, o que fez com que isso ficasse precificado nas cotações das ações que são boas em pagar JSCP. O que faz com que elas estejam descontadas em relação ao atual cenário, criando assim a oportunidade de comprar barato, um investimento que pode vir a ser considerado uma renda fixa pós-fixada.

Existe muito ainda o que ver nesse cenário de transição. Das medidas anunciadas nesses últimos tempos devemos observar as oportunidades que se criam, pois de fato é nesses momentos de ajustes que surgem oportunidades onde menos esperamos. E isso de fato deve nos importar, pois selecionando bem nesse momento onde alocamos nosso dinheiro, podemos lucrar bastante.


Fonte: Artigos Administradores / O ajuste nos juros sobre capital próprio

Os comentários estão fechados.