O blog vivo

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O blog é uma das ferramentas indispensáveis de comunicação para a pequena e média empresa.

É de praxe que praticamente 100% das cooperativas no Brasil não destacam recursos para investimento em comunicação e em estratégicas de mercado. As cooperativas nascem dentro de um espírito social e participativo potente, e com isso, deveriam pensar a cada dia em posicionamento.

Por que digo isso? Porque posicionamento gera credibilidade, e querendo ou não, gera demanda.

Trabalho na Unicred Ceará Centro Norte que se destaca diante deste cenário. Uma cooperativa financeira que permite investimentos direcionados para o público foco, que no caso são os profissionais da área da saúde.

Como a cooperativa precisa de um forte envolvimento com seu público, colabora com a sociedade investindo em cursos, palestras, simpósios, congressos, feiras e outros eventos. Com isso, o posicionamento da marca junto ao mercado alvo é bem relevante.

A participação ativa nos eventos do mercado é um material rico para uso nas redes de relacionamento. Dentro dessa concepção, nasceu o canal “Unicred em Ação”. O canal é localizado no site da própria cooperativa. E tem se tornado um dos maiores picos de acesso e campo de interesse dos visitantes, desde a sua criação e lançamento, até os dias atuais.

Um dos elementos do sucesso do canal é o fato do envolvimento direto público/marca, proporcionar aos que antes não buscavam envolvimento com a instituição, uma oportunidade sem compromisso, de conhecer, entender e se relacionar com a empresa em 360º. E com isso, claro, a conquista da credibilidade de novos associados.

Outro ponto relevante é a aproximação dos acadêmicos que antes não conheciam bem o trabalho que a Cooperativa desenvolve, e muito menos, o campo de oportunidade que a cooperativa oferece, ou seja, a desmistificação cooperativista proporcionada pelo envolvimento direto tem sido ponto crítico para o sucesso do canal.

Outro destaque do “Unicred em Ação” é o marketing vivo que o mesmo expressa. Ao navegar pelas postagens e páginas, o internauta curioso percebe o número de eventos que a Cooperativa participa, com isso, o canal proporciona o reconhecimento reciproco que uma empresa sem fins lucrativos tem com seu mercado atuante.

Esse é um bom exemplo para pequenas e médias empresas que não conseguem destacar grandes valores para investimento em suas marcas.

A criação de programas de aproximação de público, com um canal web de proliferação motivacional, são elementos que geram confiança na sociedade, credibilidade para com o público potencial, e claro, um caráter de empresa participativa, ativa e de posicionamento positivo.

Fica a dica!

Boas ideias e bons trabalhos!


Fonte: Artigos Administradores / O blog vivo

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