O caminho mais rápido para atrair clientes

O caminho mais rápido para atrair clientes

O mercado brasileiro não está fácil, mas com persistência, criatividade e inovação sua empresa pode ter resultados incríveis ao atrair clientes

Em tempos de recessão, os clientes estão mais receosos e com a verba mais curta. O caminho para atrair esses clientes está mais difícil do que já era, mas em compensação seus concorrentes também estão mais confusos e acuados.

Como garantir o faturamento estável no fim do mês pagando as contas e garantindo um lucro aceitável? Listo aqui algumas dicas para ajudar você a aproveitar o momento:

1. (Re)Defina seu cliente

Esta pode ser a hora de repensar algumas estratégias. Será que você deve reduzir o preço ou aumentar a qualidade? Focar em uma área ou abrir o mercado? Mais vendas ou vendas maiores?

A primeira mudança é definir para quem você quer vender. Ninguém vende para todo mundo, nem as maiores empresas do mundo.

Trace o cliente ideal, crie sua Persona, escreva sobre o cliente ideal e discuta com a sua equipe. Este é um passo muito importante. Focar não é se limitar, mas sim criar a chance para a sua empresa se preparar melhor.

2. Identifique negócios que já atendem o seu cliente

Observe os arredores da sua empresa e de onde seus clientes estão. Quem já atende esses clientes? Em quem os seus clientes já confiam?

Se você tem um salão de beleza, identifique quem já negocia com suas clientes. Descubra onde elas cuidam da estética, onde elas almoçam, quem vende carros para elas, entre outras coisas.

Esta é uma pesquisa de mercado importante, onde você vai entender melhor seus clientes e seus hábitos de consumo.

3. Crie alianças

Sua empresa já fez um mapeamento valioso, agora é hora de extrair o máximo desta estratégia. Converse com os negócios que já atendem seus clientes e teça parcerias, crie alianças. E faça isso antes que sua concorrência faça.

Não proponha ideias absurdas nem parcerias furadas, mas proponha algo que agregue valor para sua empresa e seus parceiros. Este não é o momento de ser ganancioso, mas de ser justo e generoso.

Seu parceiro também quer ter mais resultados, mais vendas e mais clientes. Quando a parceria é boa, todos os lados sairão ganhando. O cliente, sua empresa e seu parceiro.

4. Seja um parceiro

Enfatize a parceria estando presente, citando seus parceiros, conversando com eles, ajudando a promover seus negócios e promovendo seus produtos. Mesmo que você não ganhe nada com isso.

5. Crie “pacotes” de produtos

Una dois ou mais produtos para criar um novo produto que custe mais barato para seu cliente. Seu cliente pode ter interesse em todos os seus produtos, mas até hoje não os conhecia em detalhes ou nunca pôde adquirir mais de um deles. Criando pacotes, você incentiva seu cliente a conhecer outros produtos que podem virar vendas recorrentes mais adiante.

Conclusão

O mercado brasileiro não está fácil, mas com persistência, criatividade e inovação sua empresa pode ter resultados incríveis. E talvez até melhores do que os resultados antes da crise. Para irmos para frente, às vezes precisamos de um empurrãozinho.


Fonte: Artigos Administradores / O caminho mais rápido para atrair clientes

Os comentários estão fechados.