O custo da desmotivação nas empresas

O custo da desmotivação nas empresas

Quanto custa a desmotivação para as empresas? Porque as pessoas se desmotivam?

Quando um novo colaborador entra numa empresa para iniciar seu trabalho, um recém contratado, é mais comum que ele entre motivado ou desmotivado?

Depois de alguns meses ou anos, é mais comum que esse colaborador continue motivado ou está desmotivado?

O que acontece que esse colaborador nesse processo, desde a contratação até o momento em que ele se encontra desmotivado?

Quanto custa para empresa um colaborador sem motivação?

Acredito que em uma empresa existem 4 tipos de colaboradores:

Os engajados, sendo uma minoria, que encaram a empresa como se fosse sua. Trabalhando em prol do crescimento dela e das pessoas que ali trabalham, que não realizam o trabalho somente pelo salário ou pelo status.

Os motivados, que representam um pequeno número também e que não estão engajados, realizando seu trabalho com excelente dedicação e qualidade, mas que não se engajaram ainda, não tem o mesmo brilho nos olhos dos engajados e estão prontos para se elevarem a esse nível.

Os sem motivação, que no meu entender ainda não estão desmotivados e também não estão motivados. Estão no limbo da motivação. São aqueles que já estiverem motivados e perceberam algum valor divergente entre ele e a empresa, ou que não estão em seu cargo desejado. Realizam o trabalho com certa qualidade e estão de olho numa nova oportunidade. O salário nesse caso ainda é o maior motivador para continuar na empresa.

Os desmotivados, que já estiveram motivados, ficaram sem motivação e chegaram ao nível do desmotivação. Esses, sem dúvida alguma, continua na empresa, única e exclusivamente pelo salário recebido. Sendo muito ou pouco, eles não podem ficar sem.

A questão interessante aqui é como a camada da liderança não percebe essa queda de motivação na equipe. Eu só consigo encontrar uma explicação: Falta total de atenção dos líderes na sua equipe ou zero de valorização da empresa para esses membros quando eles se encontravam motivados.

O custo desse processo de degradação da motivação dos colaboradores, dificilmente pode ser medido em números. Numa empresa que mede a produtividade e a satisfação do colaborador, é possível de forma fácil perceber essa questão. Infelizmente não uma realidade que se vê nas empresas.

Prazer com trabalho e com a empresa desperta motivação. Motivação gera produtividade. Produtividade gera lucro. Então foco em pessoas gera lucro. O que falta para investir?


Fonte: Artigos Administradores / O custo da desmotivação nas empresas

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