O diferencial – Ética

O diferencial – Ética

Não basta obter uma certificação. É preciso observar o código de ética e conduta de sua profissão. Aqui falo sobre o profissional de gerenciamento de projetos

Hoje, em se tratando de gerenciamento de projetos, busca-se muito o reconhecimento através das certificações, especificamente a certificação PMP – Project Management Professional. Eu mesmo a tenho.

Lembro o quanto estudei, li, realizei simulados, pratiquei cálculos e fiz anotações. Me preparei técnica e psicologicamente para enfrentar a prova de 04 horas e 200 questões que é realizada em um ambiente protegido e preparado para evitar qualquer fraude.

Lembro de ter que deixar meus pertences trancados em um armário, inclusive relógio, ser revistado para entrar na sala e me sentir em uma prova do BBB, com câmeras na frente e atrás.

Sem contar os momentos de angústia quando você termina a prova e o relógio fica rolando na tela para falar se você foi ou não aprovado….até que….Vem uma pesquisa de satisfação e ainda você não sabe se passou ou não. A ansiedade e imaginação de que as respostas possam influenciar o resultado, faz com que você elogie até mesmo ter sido revistado como um traficante.

Bom, no meu caso, após a pesquisa, felizmente recebi a notícia da aprovação. Parece que você veste uma roupa do time do X-Men e agora tem poderes mutantes.

Tudo isso é muito desafiador e interessante, mas uma das coisas que muitos gerentes de projeto se esquecem ou não prestam se quer atenção é um assunto de extrema importância que não está no PMBok, mas que está publicado no site do PMI… o Código de Ética e Conduta Profissional. Sim, o verdadeiro X-Men do gerenciamento tem seus poderes garantidos se ler, entender e seguir este código.

Por exemplo, você sabia que fornecer um cronograma do projeto que você não considere preciso é antiético? Desperdiçar os recursos da empresa porque você não planejou adequadamente também e. Existem várias ações que os gerentes de projeto têm e que são consideradas antiéticas, as vezes por falta de conhecimento, as vezes por medo de aparentar uma falha, as vezes até porque o gerente de projeto não as considera desonestas.

É importante observar esse código para que o gerente de projetos cumpra os padrões da profissão e assim não prejudicar o projeto, a organização e por fim a própria profissão como um todo.

Para acessar este código, entre no site do PMI (www.pmi.org) e faça o download.


Fonte: Artigos Administradores / O diferencial – Ética

Os comentários estão fechados.