O engajamento e os seus significados

O engajamento e os seus significados

O nível de engajamento de uma pessoa demonstra o quanto ela está conectada com o ambiente que a cerca, seja a organização onde trabalha ou com as pessoas que convive

Uma recente pesquisa internacional realizada pela consultoria Buckinngham Company revelou um dado muito positivo para o ambiente corporativo brasileiro. O país ficou na 4ª colocação entre os países pesquisados com o maior número de profissionais engajados com as empresas. O Brasil ficou atrás somente de EUA, China e Índia, e a frente de países como Canadá, Inglaterra, Alemanha e França.

Esse resultado positivo proveniente do engajamento dos profissionais brasileiros revela uma característica muito importante para o sucesso das organizações e dos indivíduos, em especial em momentos de desafios macro – econômicos como o que enfrentamos.

Para compreender melhor o termo engajamento e aproveitá-lo ao máximo no cotidiano, é importante conhecer alguns conceitos sobre o mesmo. Conforme alguns escritores, engajar significa alinhar-se em ordem de ideia ou ação coletiva, empenhar e efetuar atividades com empenho. O verbo engajar ainda pode ser utilizado no sentido de dedicação, ou seja, fazer algo com afinco e vontade.

Tal comportamento, apesar de sua relevante contribuição para o ambiente corporativo, também é de extrema valia para a vida social de qualquer indivíduo, afinal, basta analisar o quão importante e decisivo é para uma pessoa a dedicação e o empenho em prol de algum objetivo, seja ele qual for. O nível de engajamento de uma pessoa demonstra o quanto ela está conectada com o ambiente que a cerca, seja a organização onde trabalha ou com as pessoas que convive.

O engajamento também está diretamente ligado a outro fator importante para o ser humano, a motivação. Apesar da relação, possuem significados diferentes. A motivação pode ser traduzida como a intenção para a realização de uma ação através de uma necessidade, ou seja, os motivos que estimulam o indivíduo a realizar algo. Já o engajamento é o empenho que será empregado para a realização de determinada ação.

Ao passo que quanto mais motivos ou motivação a pessoa possua, maior será seu nível de engajamento com aquilo que se proponha, seja uma atividade, um trabalho ou até mesmo um relacionamento.

É importante destacar que o grau de engajamento de cada um determinará a capacidade de realização da pessoa, seja ela no âmbito individual ou no meio social onde esteja inserida.

Concluindo, engajamento se traduz em melhoria de resultados, maiores conquistas e realizações, portanto cabe a cada um aproveitar ao máximo esse comportamento em todas as áreas da vida.


Fonte: Artigos Administradores / O engajamento e os seus significados

Os comentários estão fechados.