O Foco e a Jornada

O Foco e a Jornada

No mundo onde fala-se muito em foco, acabamos nos esquecendo de apreciar a jornada que é tão importante quanto o foco, quantas lições não aprendidas, quantas experiências não vivenciadas por simplesmente estarmos “focados” demais.

Nos últimos anos tenho ouvido muito falar em FOCO, em muitas palestras que vou, em muitos livros que li, em conversas com amigos e até algumas vezes em filmes que assisti. A palavra foco tem virado moda nos dias de hoje, onde talvez muitos a falam sem mesmo empregá-la no seu dia-a-dia, simplesmente porque virou uma palavra que está na moda.

Certa manhã, em meu trabalho, ouvi um senhor falar a seguinte frase: O importante não é o destino, mas sim a jornada parei e pensei por um instante, refleti nesta frase por alguns minutos e percebi que somos bombardeados pela palavra foco nos dias atuais, é foco nos resultados, foco na academia, foco no trabalho, foco na faculdade, foco nas vendas, foco em você, foco, foco e foco…e acabamos não dando a atenção devida e merecida à jornada como dito na oração acima, estamos tão ligados e “focados” que perdemos a chance de aprender muito mais com as experiências riquíssimas ao longo da jornada. Esquecemos que antes de chegarmos no ponto futuro, teremos uma jornada a percorrer e que a mesma nos fornece um leque de experiências ao qual vem nos beneficiar e nos fortalecer, nos fazendo mais fortes estrategicamente e inteligentes.

Não quero aqui dizer que o foco  seja menos importante, lógico que ele tem sua relevância, há provas de que pessoas que mantêm o foco aumentam suas chances de acertos e minimizam os erros, as pessoas focadas tendem a serem mais assertivas nos seus empreendimentos, quer sejam de tamanhos pequenos, médios ou grandes, o foco é um farol que o ajuda a guia-lo quando você se encontra no mar, ele serve de bússola para que você não se perca no caminho e encontre sempre seu norte, minha indagação aqui é, por que não juntar o foco e apreciar a jornada ao destino? Por que não ficar atento as experiências que a vida vai lhe oferecer?, por que não apreciar e se dar a oportunidade de aprendizado que a jornada está lhe dando?

Quantos erros poderiam ser evitados, quantos aprendizados poderiam ter sido absorvidos, quantas vivências nós poderíamos ter tido? Quero aqui alertar aos gestores, colaboradores e pessoas comuns, que o foco tem sua importância na vida, que o mesmo nos ajuda a equilibrar a gangorra ao qual vivemos diariamente, mas que, apreciar a jornada é algo substancial, e poderíamos  ficar mais atentos e aprendermos com ela, pois existem nas entrelinhas lições valiosas que acabam passando despercebidas por olharmos somente para o foco e acabam por escaparem as oportunidades de crescimento e amadurecimento pessoal e profissional.


Fonte: Artigos Administradores / O Foco e a Jornada

Os comentários estão fechados.