O líder coach na visão do filme Coach Carter – Treino para a vida

O líder coach na visão do filme Coach Carter – Treino para a vida

O verdadeiro líder coach é um transformador de pessoas, capaz de ajuda-las no seu desenvolvimento e com isso fazer com que tenham resultados eficazes, possibilitando o atingimento de metas, levando-os ao sucesso em todos os ângulos de sua vida.

O filme retrata a história de um técnico, coach, preocupado com o desempenho da equipe de basquete do colégio em que estudara no passado. Não só o desempenho nas quadras, mas na escola, com os colegas, familiares, enfim, na vida em geral.

O time estava em grandes dificuldades nos jogos, eles eram individualistas, egoístas, violentos, desacreditados, insubordinados, indisciplinados, desconfiados, faltava habilidade e acima de tudo, eram pessoas acostumadas a terem um destino sem perspectivas e péssimos resultados.

O técnico, como o coach dos jogadores, conhecendo a realidade e sabendo o quanto seria desafiador torná-los pessoas preparadas para a vida, criou um programa rígido, onde eles treinavam pesado para melhorar habilidade de locomoção na quadra, objetivando ter mais preparo e correr mais que os adversários, se não tivessem bom desempenho nas aulas, boas notas, não podiam jogar, tinham que sentar na primeira fila e usar roupas sociais, dentre outras exigências.

Esta foi a maneira que ele encontrou para atingir seu objetivo que era prepara-los para a vida, tornando-os pessoas de bem e com direitos iguais a qualquer aluno de outra escola. O coaching precisa enxergar seus cochee, ter real interesse por eles e utilizar as ferramentas necessárias para atingir o objetivo. É fácil? Não. Mas é eficaz.

Este filme, traz grandes lições para líderes coaches, são elas:

1 – Gostar de pessoas, ter interesse real por elas e acreditar que todas podem desenvolver seu potencial.

Carter gostava de pessoas e acreditava que todos eram capazes de sair da mediocridade e atingir níveis mais elevados, por isso ele fazia com que os integrantes da equipe chegassem ao seu limite do corpo, mente e alma. Ele não tinha medo de revoluções, de perder aluno, trabalhava o processo de coaching com as perguntas: “o que você faz bem, o que você não faz e como pode fazer”.

2 – Incentivar os alunos a atingir resultados, motivá-los no dia a dia e colocar cada um na posição certa.

No coaching, o essencial é instigar a trazer respostas/resultados.

Após conhecer sua equipe, treiná-los, extrair o potencial e motivá-los a galgar o sucesso, Carter coloca cada um na posição certa, posição em que trazem as respostas e leva o time a vitória.

Em qualquer equipe precisa necessariamente conhecer os integrantes, em alguns casos aprofundar na sua vida pessoal, saber o perfil de cada um, os desejos, sonhos e atrelá-los ao da empresa/instituição. Assim o líder é capaz de colocar cada um na posição certa, jogando todos uniformemente, entrosados, felizes e acima de tudo apresentando resultados extraordinários, tornando-se uma equipe imbatível.

3 – Ser exemplo.

Carter tinha estudado naquela escola, foi jogador daquele time e saiu vitorioso, como jogador e na vida. Tornou-se empresário bem sucedido. Ele tinha uma referencia para a equipe, não era utopia, não era um alvo impossível de atingir. Se ele fosse um fracassado, certamente não teria credibilidade e não teria êxito com a equipe. Ele sabia como e o que fazer. Incentivou os meninos a seguir o mesmo caminho e terem igualmente sucesso na quadra e na vida.

O verdadeiro líder coach é um transformador de pessoas, capaz de ajuda-las no seu desenvolvimento e com isso fazer com que tenham resultados eficazes, possibilitando o atingimento de metas, levando-os ao sucesso em todos os ângulos de sua vida.


Fonte: Artigos Administradores / O líder coach na visão do filme Coach Carter – Treino para a vida

Os comentários estão fechados.