O líder que não é líder

O líder que não é líder

Hoje vemos em muitas empresas, pessoas sem perfil nenhum de liderança em cargos de liderança. É um erro grave que gera muitos impactos negativos na empresa

Quais são os funcionários da minha empresa que demonstram perfil de liderança?

Esse funcionários está preparado para liderar uma equipe?

Essas seriam as perguntas que as empresas deveriam usar antes de promover um funcionários para um cargo de liderança. Vemos hoje nas empresas, acontecer uma liderança defeituosa na qual a empresa opta em promover o funcionário que tem maior índice de produção para um cargo de líder de equipe. Um exemplo disso é em uma empresa de vendas na qual a empresa pega o seu melhor vendedor e promove ele para o cargo de gerente de vendas, para liderar os demais vendedores ou pensando na linha de produção a empresa promove um operador de máquinas eficiente para liderar uma equipe de operadores.

Muitas empresas adotam esse tipo de comportamento para dar uma oportunidade e resposta para aquele funcionário que é o destaque, porém as empresas esquecem de analisar o perfil desse funcionário, para saber se realmente ele está preparado para assumir o cargo.

Podemos concordar que um funcionário que é destaque, seja reconhecido e promovido, porém antes disso a empresa deve investir em treinamentos de liderança para capacitá-lo.

Quando a empresa promove um funcionário, sem perfil de liderança para um cargo de liderança, ela motiva esse funcionário que se sente no poder e assim surgi a tragédia, porque esse funcionário cheio de poder vai desmotivar toda a equipe devido a sua incompetência.

Uma pessoa para assumir uma cargo de liderança deve possuir algumas características básicas como: Qualificação, autoconfiança, iniciativa, controle, relacionamento, adaptação, solução de conflitos e por último AUTORIDADE.

Deixei autoridade por último por que o líder executa bem a autoridade e o não líder executa bem o poder, e autoridade e poder são duas coisas totalmente diferentes, eu defino autoridade como sendo uma habilidade de influenciar pessoas a executar uma tarefa que você deseja de boa vontade e o poder é você impor uma coisa que você quer, praticamente obrigar uma pessoa a executar uma tarefa.

Então para não desmotivar toda uma equipe e ter perda de desempenho tome cuidado ao promover um funcionário para o cargo de líder, tenha paciência para analisar e calma em preencher o cargo de líder. Um líder de sucesso faz da sua equipe uma equipe de sucesso.


Fonte: Artigos Administradores / O líder que não é líder

Os comentários estão fechados.