O picadeiro das vendas

O picadeiro das vendas

Vou te apresentar dois personagens de um espetáculo que acontece todos os dias nos picadeiros comerciais do mercado brasileiro. O Picadeiro das vendas aponta o farol para um problema comum e aponta um novo caminho para construção de um atendimento mais qualificado. Vale muito a leitura!

Basta o telefone tocar para começar um dos maiores espetáculos do “Picadeiro Comercial”: O Processo de atendimento e vendas! E neste show não podem faltar as atrações. Hoje vou escrever sobre o vendedor-mágico e o cliente-palhaço.

O vendedor-mágico é aquele que ao atender um cliente, tira da cartola uma série de benefícios inexistentes. E depois que o cliente realiza a compra, os benefícios desaparecem misteriosamente. Este profissional tem várias cartas na manga, anda muito bem arrumado, mas tem uma língua tão afiada quanto as lâminas do atirador de facas. Também usa uma varinha para apontar os pontos fracos da concorrência, enquanto os produtos que oferece como flores, pássaros e lenços coloridos, não passam de subterfúgios para iludir mais e mais pessoas de uma plateia, que já não tolera mais estratégias de ilusionismo em vendas.

E quem é o cliente-palhaço? É justamente o que cai! Apesar de ser chamado de “respeitável público”, é tratado como palhaço sem qualquer piedade pelos vendedores-mágicos, que jogam cascas de bananas na entrada da loja para que os clientes caiam em seus truques furados a fim de esvaziarem seus estoques parados ou empurrar um serviço de péssima qualidade. Cadê o benefício que estava aqui? Onde está o desconto? Para onde foi o SAC (serviço de atendimento ao cliente)? Sumiram junto com a confiança do novo consumidor!

Empresários, não treinem suas equipes de vendas para serem mágicos. De acordo com o código de defesa do consumidor, “fazer o cliente de palhaço” é contra a lei e sua empresa poderá responder judicialmente. Além disso, os novos consumidores tem usado a internet para compartilhar suas experiências de consumo, sejam elas positivas ou negativas. As redes sociais são excelentes ferramentas para aquelas empresas que focam seus esforços em atender as reais necessidades das pessoas e buscam encantar o cliente, mas sem fazer truques!

Caro vendedor, no espetáculo da satisfação todos saem ganhando, inclusive você! Venda é um processo onde o cliente compra aquilo que juga ser compatível com o investimento que faz, por isso respeite seu público e terá mais chances de bater suas metas.

Cliente, seja um consumidor-pesquisador e compare. Procure saber sobre formas de pagamento, procedência, políticas de troca e tudo que achar necessário. O poder de compra está em suas mãos. Se perceber que os benefícios estão fora da realidade, desconfie. Existem ótimas empresas para fazer suas compras, apenas tome os devidos cuidados, senão o próximo a usar o nariz vermelho pode ser você.

Um carinhoso abraço e bons negócios!


Fonte: Artigos Administradores / O picadeiro das vendas

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