O poder da antecedência

O poder da antecedência

Quando definimos qual seria o assunto que falaríamos nesse mês, o tema foi Planejamento. Porém, acreditamos que o tema planejamento já foi muito comentado em nossos canais, e em inúmeros outros canais, e por isso resolvemos evoluir o tema para algo mais profundo, como a Antecedência na tomada de decisões

Quando definimos qual seria o assunto que falaríamos nesse mês, o tema foi Planejamento. Porém, acreditamos que o tema planejamento já foi muito comentado em nossos canais, e em inúmeros outros canais, e por isso resolvemos evoluir o tema para algo mais profundo, como a Antecedência na tomada de decisões.

Não precisamos falar que planejamento, por mais que a grande maioria das pessoas compreenda a sua importância, vemos um número praticamente ínfimo de quem realmente se planeja, e como consequência dessa falta de consciência sobre um futuro mais planejado, vemos inúmeras pessoas e empresas quebradas, que vivem o dia de hoje sem ter a certeza de como será o dia de amanhã.

Infelizmente, esse é um problema cultural na nossa opinião, que afeta a vida de famílias e empresas, e mudar algo que faz parte da cultura do nosso povo, não é fácil, e vemos isso em todos os cursos e palestras que ministramos, pois depende da atitude de cada pessoa e empresa, pois sem isso, nenhuma teoria poderia ser colocada em prática.

Sendo assim, conforme prometido, esse texto fará uma breve reflexão sobre antever os próximos passos, e por isso, precisamos que você leia e reflita se realmente a antecedência poderia melhorar o seu caminho.

Pense conosco em algumas situações que a velocidade poderia aumentar os resultados pessoais ou empresariais:

– Uma empresa que tem um bom “Market Share” com seu produto ou serviço, e acreditando que seus clientes são fieis a ela não acompanha as inovações e novas tendências do mercado, e assim perde essa representação a qual havia acreditado que nunca perderia, e como resultado, vemos um investimento ainda maior para trazer novos e antigos clientes de volta.

– Outro exemplo, podemos pensar no âmbito familiar, em que uma família decide simplesmente viajar para o exterior, e por isso já é sabido que precisará de dólar para a sua viagem, e ao invés de comprar um pouco de moeda todos os meses, fazendo um preço médio, se protegendo contra possíveis oscilações da economia, infelizmente deixa para última hora, e infelizmente a economia no momento de sua viagem está num momento ruim e o cambio chega a volumes estratosféricos, ou seja, pela falta de planejamento, a família não poderá fazer a mesma viagem, pois terá que abrir mão de compras, passeios, ou pior, quando voltar terá um endividamento que durará meses.

– Voltando ao mundo corporativo, pense em uma empresa que não investe em seus colaboradores, que simplesmente foca apenas na operação e em seu crescimento, e acaba conseguindo crescer, porém por nunca ter investidor no potencial de seus colaboradores, com cursos, clima organizacional, comunicação interna, dentre outros pontos importantes, e acaba sofrendo com uma possível saída de colaboradores, pois crescimento gera desconforto e pelo fato de não criar um ambiente de evolução ao seu colaborador, aquele talento que ajudou a empresa a crescer sai, pois o mercado quer um colaborador como esses, e como consequência a empresa gastará muito mais para trazer um novo talento.

– E por último, continuando no mundo corporativo, podemos colocar os casos das pessoas que procrastinam as suas ações, ou seja, aquelas que tem ideias, mas nunca colocam em prática pelo fato de simplesmente deixarem para depois, e pelo simples fato de não agirem, acabam por não fazer, e aparece uma nova pessoa com uma ideia igual que é menos procrastinador e coloca em prática.

Acima colocamos alguns exemplos que demonstram que simplesmente pelas pessoas não pensarem ou agirem com a antecedência necessária sofrem consequências futuras. Esse é uma regra bem simples de ser seguida que vai contra todo o espirito de “depois vemos isso”, “deixa para depois” e entre outros.

Com o dinamismo que vivemos hoje, a velocidade é importante, e por isso você tem que ter senso de urgência em qualquer plano que tenha, desde os mais simples como viagens, como os mais complexos como empresariais, pois não ver as coisas com antecedência sempre irão gerar problemas, pois quem não planeja cada detalhe deixa sua vida ser levada pelas circunstâncias, e sem dúvida não existe nenhum caso de sucesso acidental, pois todos os casos que conhecemos de sucesso tiveram como bandeira principal a ação e o principal, uma ação planejada no próximo passo.

Desejamos a você como sempre ao final de cada artigo, SUCESSO!

Publicado originalmente em http://economiasemmito.com.br/o-poder-da-antecedencia/


Fonte: Artigos Administradores / O poder da antecedência

Os comentários estão fechados.