O poder das palavras

O poder das palavras

A palavra é a maior força que o ser humano tem, utilizá-la de forma adequada é necessário para não devastar e acabar com o dia do outro. Este texto traz uma reflexão sobre o poder de nossas palavras.

Poderíamos começar mencionando que a maioria das pessoas não tem noção do poder das suas palavras, mas é mais coerente afirmar que as pessoas, de modo geral, não têm o mínimo de bom senso mesmo. Muitas vezes não é de forma consciente que palavras destrutivas são proferidas, entretanto não é por conta disto que se pode eximir a responsabilidade de quem gera um impacto na vida de outrem.

“Eu sou responsável pelo que digo é não pelo que você entende”. Esta frase inclusive já foi proferida por mim diversas vezes, hoje julgo ser abominável pensar assim, um pouco de clareza nas ideias já é o suficiente para tomar consciência de que falamos para ser entendidos e não para gerar qualquer entendimento, o resultado é tão importante quanto o proferir.

Confuso demais? Na verdade o maior dos problemas não é nem o entendimento da palavra proferida, mas sim os impactos que elas causam na vida de outra pessoa, as palavras  servem para várias coisas, pode engrandecer, confortar, consolar, evidenciar, esconder, deixar feliz, mas pode também destruir, magoar, tirar noites de sono, desmotivar, amargurar, gerar raiva e pode inclusive gerar problema de autoestima, exclusão social, transtornos psíquicos, doença mental e pode levar o outro a cometer os atos mais abomináveis já vistos pela humanidade. Como Hitler levou milhares de alemães a matar outros milhares de judeus? Mímica?

Exagero? Pense outra vez. Como foi aquela vez em que você foi para casa depois de um dia de trabalho e ficou por horas pensando em algo que alguém te disse? Ou quando alguém que você ama tocou uma ferida sua com um golpe covarde e quase desumano? Faça um esforço, tome consciência e veja que o exagero acima já te fez mal também. E ai, acha exagero ainda?

No fim das contas o mais importante é que você se torne responsável pelos impactos que suas palavras geram e tome consciência de que não se pode dizer qualquer coisa de qualquer modo, o tom que você fala pode mudar a vida de uma pessoa, a escolha das palavras pode determinar como será o resto da semana de alguém (e porque não o mês, ano ou a vida?), não importa quem você é, você está gerando impactos e estamos todos passando por isso. Utilize suas palavras de forma justa, mesmo que seja em um momento difícil, você decide, vais usar a palavra como remédio ou doença?


Fonte: Artigos Administradores / O poder das palavras

Os comentários estão fechados.