O poder do não

O poder do não

Artigo sobre o poder do não em algumas atividades ao longo do dia. A habilidade de focar nas principais atividades é uma característica dos vencedores

Você está atolado de trabalho e, de repente, o telefone toca. Minutos depois o chefe passa ao seu lado e pede um relatório que tinha data prevista pra daqui uma semana. Você, como um bom profissional – e digamos que com traços de um estagiário que faz tudo pra ser contratado -, começa abrir diversas tabelas do excel, e-mails e por aí vai… Quando acha que vai conseguir focar nas atividades, recebe aquele convite de reunião. Assim surgem as tarefas pendentes. A maioria já passou por esse tipo de situação. 

Li um livro interessantíssimo onde o autor – Christian Barbosa, considerado por muitos o guru do tempo -, divide as tarefas em três etapas: Importantes, urgentes e circunstanciais.

Importantes – São as coisas que trazem resultados e tem tempo para serem feitas. São atividades que podem esperar horas, dias, semanas etc. Você tem uma sensação positiva na execução do importante. 

Urgentes – A esfera da urgência abrange todas as atividades na qual o tempo está curto ou acabou. São as atividades que chegam em cima da hora, que em alguns casos não podem ser previstas. Essas atividades geram pressão, estresse, correria.

Circunstanciais – cobre as tarefas desnecessárias, sem resultados. São os gastos de tempo de forma inútil, tarefas feitas por comodidade ou por serem ‘socialmente’ apropriadas. 

Temos um hábito negativo de deixar as tarefas importantes – e que deveriam ser priorizadas – se tornarem urgentes. Nessa transição, aquilo que era um prazer torna-se uma obrigação chata e que provavelmente não vem agregada com resultados. 

O fato é que nos dias atuais a administração do tempo é fundamental – pra não dizer indispensável. Acredito que a solução pra isso se divide em etapas. Precisamos nos educar para priorizarmos o que realmente é importante, delegar tarefas e, principalmente, saber dizer não – considero essa a base para uma boa gestão do tempo.

Como já dizia Steve Jobs: “O segredo está em dizer ‘não‘ para mil coisas, e assim não sair da trilha e se dispersar.”


Fonte: Artigos Administradores / O poder do não

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