O programa 5S

O programa 5S

A importância do programa 5S para as empresas

De acordo com alguns autores o Programa 5S foi criado pelo Engenheiro Químico japonês Dr. Kaoru Ishikawa, considerado o divulgador dos conceitos de qualidade total no Japão. O programa foi gerado no início da década de 50, logo após a Segunda Guerra Mundial, no intuito de proporcionar um ambiente de trabalho mais adequado, auxiliar na reestruturação do país e na reorganização de suas indústrias, melhorando a produção devido à alta competitividade da Europa e dos Estados Unidos.

Essa denominação foi atribuída devida a cinco práticas que se iniciam com a letra “S” em japonês. No Brasil, foi acrescentada a expressão “Senso de” antes de cada palavra, pois na tradução não seria possível manter o termo original. O Programa 5S baseia-se nos seguintes conceitos: 

1)      SEIRI – Senso de Organização/Utilização

Conceito: Separa o que é útil do inútil, manter apenas o que será utilizado.

Resultados: Ganho de espaço; redução de custos; melhor controle de estoque.

2)      SEITON – Senso de Ordenação/Classificação

Conceito: Identificar e ordenar tudo, para todos localizarem facilmente; classificar os utensílios ou informações de modo a facilitar o seu manuseio.

Resultados: Economia de tempo; redução de pontos inseguros.

3)      SEISO – Senso de Limpeza

Conceito: Manter a organização e a ordenação; evitar a sujeira e bloqueando a causa.

Resultados: Ambiente saudável e agradável; melhor relacionamento interpessoal; redução de acidentes; melhor conservação.

4)      SEIKETSU – Senso de Padronização/Saúde

Conceito: Evitar o retrocesso dos 3 sensos anteriores; manter o ambiente sempre favorável através da padronização.

Resultados: Equilíbrio físico e mental; melhoria de áreas comuns (banheiro, refeitórios, etc).

5)      SHITSUKE – Senso de Disciplina/Autodisciplina

Conceito: Fazer dessas atitudes um hábito, transformando os 5S numa filosofia de vida.

Resultados: Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho; trabalho diário agradável; melhoria nas relações humanas; valorização do ser humano.

O programa 5S tem o objetivo de destacar a importância da qualidade no ambiente de trabalho, resultando em melhorias de organização e otimização em qualquer empresa, independentemente do ramo ou porte. Contudo, para que isso ocorra, é necessário contar com o comprometimento e participação de todas as equipes de trabalho, eliminando os desperdícios, mantendo o ambiente limpo, organizado e o bem estar de cada indivíduo, conseqüentemente proporcionando um aumento na produtividade, reduzindo os custos e se tornando uma empresa mais eficiente e eficaz perante o mercado em que atua.


Fonte: Artigos Administradores / O programa 5S

Os comentários estão fechados.