O que aprendi fazendo o destaques no caminho certo

O que aprendi fazendo o destaques no caminho certo

Destaques no caminho Certo! Foi um reconhecimento que o GPTW em parceria com o Virtvs, fizeram para empresas com menos de 30 funcionários que já possuam, boas práticas de liderança e gestão de pessoas

Olá, meu nome é Augusto Júnior e sou líder de Desenvolvimento do Virtvs.

Decidir escrever este artigo principalmente para registrar os aprendizados e contar um pouco como foi o processo para lançarmos o prêmio Destaques no Caminho Certo. Espero que você goste!

Quando me uni ao time do Virtvs, ficado sob a minha responsabilidade a área de Desenvolvimento, eu tinha 3 grandes desafios: Programa de Liderança, Programa de Mentoria e a Premiação do Virtvs.

Sobre a premiação, não poderíamos simplesmente fazer um prêmio de qualquer maneira. Precisaríamos ter uma metodologia e um parceiro que nos ajudasse, para que o reconhecimento tivesse peso.

Então aproveitamos que já tínhamos uma proximidade com o Ruy Shiozawa, presidente do GPTW – Great Place to Work – que já havia falado anteriormente para o Pedro Paulo, Fundador do Virtvs, que realizarmos uma premiação em parceria. Foi então que decidimos levar esse desejo para ele.

O primeiro passo foi entender melhor o que era o Great place to Work e a metodologia que eles utilizavam. A metodologia do GPTW já é utilizada em 53 países. No Brasil, desde 1997 realizam a pesquisa MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR.

Com essa pesquisa, eles entenderam que nos excelentes lugares para se trabalhar, as pessoas tem orgulho de trabalhar na empresa, gostam do ambiente e dos outros colegas de trabalho e também que confiam nos seus lideres.

A nota atríbuida é dividida para 1/3 para práticas culturais de gestão de pessoas e 2/3 para a resposta dos colaboradores sobre o ambiente que trabalham.

O ambiente das melhores empresas para se trabalhar possuem 5 características:

1- Credibilidade:

 COMUNICAÇÃO INFORMATIVA E ACESSÍVEL;

COMPETÊNCIA NA CONDUÇÃO DE PESSOAS E NEGÓCIOS;

INTEGRIDADE E CONSISTÊNCIA NA CONDUÇÃO DA VISÃO.

2- Respeito:

APOIO PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL;

RECONHECIMENTO;

ENVOLVIMENTO EM DECISÕES RELEVANTES.

3- Imparcialidade:

EQUIDADE E EQUILÍBRIO NO RECONHECIMENTO;

AUSÊNCIA DE FAVORITISMO;

JUSTIÇA NO TRATAMENTO.

4- Orgulho

ORGULHO DO TRABALHO REALIZADO INDIVIDUALMENTE;

ORGULHO DO TRABALHO REALIZADO COLETIVAMENTE;

ORGULHO DA IMAGEM E ATUAÇÃO DA EMPRESA NA COMUNIDADE E MERCADO.

5- Camaradagem

ESPAÇO PARA SER ESPONTÂNEO;

AMBIENTE AMIGÁVEL E HOSPITALEIRO;

SENTIMENTO DE “FAMÍLIA” OU “EQUIPE”.

E as práticas culturais das empresas vencedoras estão estruturadas basicamente em 9 dimensões para criação dos seus programas:

  1. Inspirar seus funcionários.
  2. Falar a verdade com todos.
  3. Escutar com sinceridade.
  4. Agradecer o bom trabalho.
  5. Desenvolver pessoas e profissionais.
  6. Cuidar do individuo.
  7. Contratar com foco na cultura.
  8. Celebrar as conquistas.
  9. Compartilhar resultados. 

Depois de entender toda a metodologia e ver que o GPTW realmente é uma instituição séria, demos prosseguimento no nosso sonho.

O primeiro contato foi dia 20 de maio na sede do GPTW em São Paulo. Nessa reunião, tínhamos o desafio de conseguir fechar a parceria para fazer a premiação regional das Melhores Empresas Para Se Trabalhar – Empreendedor Virtvs, e conseguimos alcançar esse objetivo. Mas tínhamos também o desejo de criar um prêmio inédito juntamente com eles.

No meio da conversa, vimos que ainda não existia um reconhecimento para empresas com menos de 30 funcionários, pois para participar das outras premiações, era preciso ter um número maior de funcionários. Quando soubemos isso, perguntamos se não poderíamos ser o parceiro deles, e no mesmo dia, meio que no impulso, sugeri dois nomes para o prêmio: QUASE LÁ ou NO CAMINHO CERTO. E foi nesse dia que fechamos a parceria para ter os dois prêmios no GPTW.

No mês de julho, o Ruy foi palestrar para nossos membros do Virtvs e retomamos o contato. Agendamos para a segunda quinzena de agosto uma nova reunião, e agora o desafio seria conseguir realizar ainda no ano de 2015 a premiação. E inacreditavelmente eles toparam o desafio de realizar o DESTAQUES NO CAMINHO CERTO no mês de dezembro.

 Teríamos que correr muito em todas as etapas para alcançarmos o objetivo.

Depois de conseguir essa conquista, nos restava entregar com excelência os resultados. Internamente, começamos a ir atrás de toda parte institucional do Destaques, como critérios de seleção, regras, confecção da logo e landing page.  E no dia 21/10 lançamos oficialmente as inscrições para a premiação.

Depois do lançamento, teríamos 3 etapas muito importantes para concluirmos o processo:

1º Divulgação para inscritos.

2º Aplicação dos funcionários para responder ao questionamento.

3º Evento para cerimônia de divulgação dos vencedores.

Criamos uma estratégia para cada uma dessas etapas, sempre com muitos desafios. Ao final do processo, conseguimos realizar em 35 dias uma premiação que geralmente é feita em 1 ano. Segundo Ruy Shiozawa, somos os recordistas mundiais na organização da premiação.

Com os resultados da pesquisa, os pontos positivos do ambiente das empresas que estão no Caminho Certo são:

1 –      Os lideres são competentes para tocar o negócio.

2 –      Os lideres são éticos e honestos na condução da empresa.

3 –      Sentem orgulho do trabalho que fazem.

4 –      Podem agir naturalmente sem máscaras, podem ser eles mesmos.

Também identificamos algumas fragilidades e oportunidades de crescimento nessas empresas:

1 –      Ter uma cultura de treinamento e capacitação para os funcionários.

2 –      O funcionário quer ter uma visão mais macro e não somente receber ordens.

3 –      Ter melhores salários e benefícios.

Foi uma experiência incrível a condução do Destaques no Caminho Certo. Agradeço a meu líder Pedro Paulo pela oportunidade. Ao Ruy Shiozawa e toda equipe do GPTW pela confiança e generosidade em me proporcionar tanto aprendizado.

Vamos continuar firmes, trabalhando o principal propósito do Destaques no Caminho Certo: mostrar que mesmo empresas pequenas já podem possuir excelentes práticas de liderança e gestão de pessoas.  E dessa forma, alcançar o máximo de seu potencial e mudar o mundo.

 


Fonte: Artigos Administradores / O que aprendi fazendo o destaques no caminho certo

Os comentários estão fechados.