O que é estudar?

O que é estudar?

Há muito tempo venho analisando e tirando conclusões a partir do que vejo como estudante nas salas de aula, e finalmente decidi expor as minhas ideias e possíveis soluções

Começarei articulando sobre a importância na qual a maioria  dos alunos dão a o que, coletivamente, chamam de estudos, e isso pode ser resumido em uma frase: “Preciso estudar para a prova”, infelizmente, esta, em maioria, é utilizada no sentido literal. Mas onde está o erro? Repare no final dela: “para a prova”, o fato de estudar em função da prova e somente ela, faz com que o mesmo assemelhe-se a um analfabeto funcional.

 Você não precisa forçar um gosto que não é de sua posse, mas precisa entender que quando for estudar, o seu objetivo é levar o conhecimento adquirido afim de ir além da sua “prova”, para poder observar e compreender a vida, e relacionar tudo que há nela. Novamente, vem a dúvida: “O que diabos vou eu fazer com uma fórmula de Bhaskara na minha vida?”, lhe respondo com uma de minhas conclusões: “A Matemática me traz a ‘ordem da vida’, a exatidão com que a mesma nos traz a razão é meu maior fascínio perante esta Ciência. Seu meio funcional é claro, ele não mente, mente quem faz o mau uso.”.

 Notoriamente, indexar informações como esta de imediato seria difícil, não se preocupe, se levar este artigo a sério, em pouco tempo entenderá o conceito de estudo.

Considerar uma tarefa de casa como algo que apenas fazes-te perder tempo, é um equívoco tremendo.

Para poder estudar é preciso ter matéria-prima, você não vai a lugar algum sem ela, logo se você tiver a matéria-prima e não tiver a mão de obra – estudar – também não sai do lugar.

Perceba que na maioria dos casos, a única forma onde o professor tem para se comunicar com o aluno, é pela tarefa de casa. Esse meio de fixação faz com que você aprofunde a sua mente no conteúdo, logo, começando a assimilar o conceito de estudo – levando-o para além dos cadernos.

Imagine que um responsável chega na reunião de pais e responsáveis para questionar o professor: “Por que meu filho foi abaixo da média?” Preste atenção: A pergunta errada nunca trará a resposta certa.

A pergunta “certa” seria: “Por que meu filho não se interessa?” O seu filho não se interessa porque ninguém disse ainda que o futuro dele, depende apenas dele, ou explicou porquê as tarefas são tão importantes, procurou o sentido das coisas por meio do estudo, entre muitos fatores.

Pense bem sobre o que é estudar para você. É querer tirar 100 na prova e somente nela, ou levar reflexões e bagagem de conteúdo para a vida toda?


Fonte: Artigos Administradores / O que é estudar?

Os comentários estão fechados.