O que é o emprego?

O que é o emprego?

Será que as pessoas que procuram emprego, sabe mesmo o que isso significa?

A palavra EMPREGO, é de origem do latim IMPLICARE, “unir, juntar, enlaçar”, formada por IN, “em”, mais PLICARE, “dobrar (como num tecido). Empregar uma pessoa é promover um envolvimento,  uma reunião de interesses. 

Despertou o desejo de escrever sobre essa palavra a parti do momento que vejo e sinto as pessoas de todas as idades buscarem por emprego. Todavia, elas estão buscando algo que possa gerar uma renda e assim ter achance de garantir sua existência ou pagamento das contas.

Será que precisamos mesmo de um emprego? como a tradução da palavra menciona, empregar é promover um envolvimento. Este por sua vez, está na garantia do direito trabalhista que é desconhecido pela grande maioria daqueles que se colocam sob subordinação  de um pagamento chamado de sálario.

O que fazer então?

Não tenho a formula mágica para retirar essa palavra da cabeça das pessoas. Nem tão pouco forças para combater uma tradição milenar. Quando criança escutei que deveria estudar para garantir um bom emprego. Quando jovem, deveria escolher um curso na faculdade para garantir um bom emprego. Quando adulto, percebo que para está empregado a competência que mais prevalece é a do relacionamento, que muitas vezes quando criança minha mãe não deixou eu experimentar. Quando jovem me escondia no meu egoismo. Quando adulto, preciso responder nas entrevista de emprego: Quem sou eu?


Fonte: Artigos Administradores / O que é o emprego?

Os comentários estão fechados.