O que é o marketing boca a boca?

O que é o marketing boca a boca?

O Marketing boca-a-boca é a forma mais efetiva para conquistar clientes. Descubra o motivo nesse artigo

Se coloque no lugar de um cliente: quando você está pesquisando sobre em qual loja comprar um produto, é natural consultar a opinião de outras pessoas, não é mesmo? Ao considerar essa ideia, você pode estar sendo influenciado pelo marketing boca a boca. É sobre isso que iremos falar neste artigo. Não é algo exatamente novo, mas voltou a ganhar bastante força com a popularização das redes sociais e dos blogs.

Você saberá como essa tática pode ser útil para sua empresa e como a internet ajuda a potencializar os resultados de quem investe nessa estratégia. Confira!

O que é o marketing boca a boca?

É um conjunto de táticas pensadas para estimular pessoas (geralmente experimentadores, compradores ou usuários do seu produto ou serviço) a repassarem uma mensagem positiva ligada a sua marca para outros indivíduos. O conteúdo dessa comunicação pode promover uma oferta, a empresa ou algum evento.

Essa troca de informações ocorre tanto de pessoa para pessoa quanto de um indivíduo para muitos. O diferencial do marketing boca a boca é que o sujeito ativo no diálogo não é a marca, ela é apenas mencionada na conversa.

Estimulado vs. Voluntário

O marketing boca a boca pode acontecer dentro dessas duas possibilidades. Na primeira, a empresa pode criar um vínculo mais próximo com alguns clientes mais fiéis e oferecer a eles algumas vantagens em troca de indicações e recomendações para amigos. Também podem ser negociadas opiniões e avaliações positivas nos ambientes de convivência desse consumidor, sejam físicos ou virtuais.

Por exemplo, você pode oferecer descontos em produtos a cada vez que novos clientes aparecerem por indicações desses promotores.

O segundo tipo acontece de forma natural, sem interferência direta da empresa. Por exemplo, quando no campo de comentários de uma página de oferta uma pessoa elogia o prazo de entrega, o suporte do atendimento e recomenda o produto por sua experiência proporcionada.

A Apple é um caso reconhecido de construção de uma legião de fãs que promovem a marca espontaneamente mundo à fora.

Marketing boca a boca nas redes sociais

As redes sociais facilitaram a interação entre pessoas que antes eram limitadas às fronteiras físicas. Assim, quase tudo que um usuário posta, comenta ou compartilha está exposto publicamente, alcançando muitos outros indivíduos. Agora imagine sua empresa inserida nessas trocas de informações.

A web amplificou o alcance de todas as marcas que nela estão inseridas. Portanto, investir para que o seu negócio seja sempre bem mencionado nessas plataformas é mais do que necessário. Oferecer uma experiência ruim de compra pode fazer com que pessoas exponham sua insatisfação publicamente por meio dessas redes sociais. O efeito é ainda mais negativo do que se comentassem pessoalmente para poucas pessoas.

Para evitar isso, saiba os melhores caminhos para fazer um bom marketing boca a boca.

Resumindo

A chave de um marketing boca a boca eficiente está na humanização do processo. Não tem cara de propaganda, o objetivo não é vender o produto ou serviço, e sim viralizar as experiências positivas propiciadas por uma marca. Não há ninguém melhor que seus próprios clientes para promoverem a sua empresa.

Uma coisa precisa ser deixada bem clara, não adiantará estimular pessoas e influenciadores a falarem bem da sua empresa se esta, de fato, não entrega uma experiência benéfica para os seus consumidores.

No marketing boca a boca você deve criar, naturalmente, argumentos para que consumidores se transformem em defensores da sua marca. Sendo assim, você tem alguma dúvida sobre o tema? Acredita que essa estratégia poderá ser proveitosa para sua empresa? Compartilhe seus comentários conosco!


Fonte: Artigos Administradores / O que é o marketing boca a boca?

Os comentários estão fechados.