O que é solução?

O que é solução?

Até que ponto você pode chamar seu produto de solução?

Faz algum tempo que o termo solução parece ter se tornado sinônimo de produto, principalmente se você trabalha no ramo de TI, no site de sua empresa e na maioria dos concorrentes, provavelmente vai encontrar uma aba de nome: solução. Mas o que, efetivamente, é solução?

Solução não é, nunca será e nunca foi, algo que uma empresa desenvolveu e mantém pronto para entregar ao cliente. Solução, obrigatoriamente, é ago que se elabora para resolver um problema. A frase soa clichê de tão elementar, mas muitas empresas e profissionais parecem que se acostumaram tanto ao termo como definição do que vendem, que o primeiro sentido foi perdendo seu lugar. 

Apresentar uma solução significa levantar, compreender e confirmar o problema do seu cliente, depois demonstrar em como o seu produto ou serviço pode resolver esse problema (é quando ele se torna uma solução), por último, você precisa provar resultados concretos, de preferência, com histórias e números alcançados em situações semelhantes.

Só assim o que você entrega fica realmente parecendo uma solução para o seu cliente, do contrário, fica parecendo “papo de vendedor”, exatamente como vai soar o de grande parte da concorrência. Por isso não te diferencia.

Não oferece um pacote pronto, como se a mesma solução atendesse a todos, encontre em cada cliente os problemas mais relevantes, os objetivos que ele busca e enfatize os benefícios que atendem essas demandas.

Publicado originalmente em http://www.ichconsultoria.com.br/#!O-que-é-solução/c1r42/55859b6f0cf27a6b7456c7e5


Fonte: Artigos Administradores / O que é solução?

Os comentários estão fechados.