O que está te impedindo de atingir seu máximo potencial?

O que está te impedindo de atingir seu máximo potencial?

Todos nós temos capacidades infinitas, porém nos bloqueamos e não as utilizamos plenamente. Descubra o que está fazendo com que você não tenha a excelência que deseja, na carreira e na vida

Algo que as escolas não ensinam: seu maior oponente está em sua cabeça. Não há limites para você, mas você acha que sim. O que o está impedindo de desenvolver seu potencial ao máximo? Sei, na hora H, seja esse H o que for, uma voz interior diz que você não vai conseguir…Ou talvez seja a lembrança de um fracasso anterior, algo que você considerou muito ruim, que não te deixa avançar.

Um amigo não conseguia passar em entrevistas de emprego, porque quando se sentia observado imaginava que estavam pensando que era incompetente. Então começava a gaguejar, se tornava tímido, pouco se expunha. Notem, esse amigo não é gago, é bem falante e tem um preparo excepcional em sua área. Acontece que, na sua hora H, lembrava de uma atrapalhada qualquer que tinha feito no passado.

Ficava tenso, e uma voz aparecia, chamando-o de burro. Segundo ele, a voz gritava e aquilo o ensurdecia, o enlouquecia. Suava frio. Seu problema se resolveu quando entendeu que a voz provinha dele próprio, de um lado muito crítico, que o sabotava. Ao entender que era maior que os erros do passado, que afinal nem eram assim tão graves para que ele merecesse tanta punição, acabou sendo aprovado em uma seleção de pessoal realizada por uma multinacional. Diga-se de passagem, concorridíssima. Não, não foi fácil. Ninguém disse que foi. Teve que batalhar muito para entender tudo isso. Aproveite você e aprenda com a experiência dele.

A batalha maior que enfrentamos é dominar essa voz, esses pensamentos limitantes, que teimam em querer entender os pensamentos dos outros sem que sejam emitidos, e que nos fazem agir de acordo com essas percepções distorcidas. Alguém que te conhece te virou a cara na rua? Já imaginou que ele pode ser míope? Não enxergar nada em sua frente? Eu sou assim: vejo uma pessoa vindo em minha direção, acenando. Dou aquele sorriso amarelo, porque não faço ideia de quem seja até que ela esteja a 20 cm do meu nariz!

Saia de dentro de si mesmo, olhe o mundo de forma imparcial, não julgue os outros. Sente que é você quem está julgando, e não ao contrário? Você que atribui ao outro pensamentos que, em absoluto, não são dos outros. Você é quem pensa que estão pensando algo de você! Insistir em se vitimizar não vai te levar muito longe. Ninguém vive pensando em como fazer para te ferrar, ou imaginando como você falha. Agora é aquela deixa para você dizer:

– Sim, tem pessoas que ficam nos medindo, nos observando sim!

Bom, então você me obriga a dizer:

– Ah, sai dessa! Claro que há gente que te mede! Estou falando de maneira genérica. Há gente pra tudo! Acontece que essas pessoas não devem interferir na tua vida, porque o pensamento é delas, o julgamento é delas, as distorções de caráter são delas e não podemos com isso. Podemos nos fortalecer para enfrentar as pessoas de fora e as de dentro de nós, as que carregamos conosco. Outras pessoas vão pensar de forma diferente. Ideias são apenas ideias, não são verdades absolutas, longe disso!

Há uma história que gosto muito. Perdoem-me a falta da fonte e se ela aparece um tanto modificada. Sabem como é….Alguém conta para outro alguém, que conta para outro e daí chega aos nossos ouvidos…Se não for bem assim, não tem importância. A mensagem é transmitida da mesma forma. Contam que um monge budista pediu a dois alunos que atravessassem a cidade para levar uma mensagem, mas que não parassem para falar com ninguém.

Dois quilômetros depois tiveram que atravessar um rio e notaram que uma velha senhora se encontrava na mesma margem e que não conseguiria fazer a travessia. Um dos monges a pegou no colo e atravessou o rio. Deixou-a na outra margem e seguiu rumo a seu destino, junto com o companheiro de viagem. Muitos quilômetros depois, esse companheiro virou-se para o amigo e disse:

– Estou muito incomodado. O mestre falou para não falarmos com ninguém e que nada nos detivesse. Deu ordens expressas. No entanto você carregou essa senhora nos braços, contrariando a ordem que recebemos!

O monge “carregador”, então, respondeu:

– Eu larguei a senhora três quilômetros atrás, mas parece que você ainda a traz consigo…

E você, quais as culpas que estão te martirizando? Que crenças estão te limitando?  Quem você está carregando nos ombros? Larga-lo na outra margem vai te deixar mais leve para desenvolver todo seu potencial. Pense nisso.

Publicado originalmente em http://www.claudiamester.com/o-que-esta-te-impedindo-de-atingir-o-seu-potencial-maximo/

 


Fonte: Artigos Administradores / O que está te impedindo de atingir seu máximo potencial?

Os comentários estão fechados.