O que fazer depois de sair da faculdade?

O que fazer depois de sair da faculdade?

Quero falar aqui um pouco sobre a grande dúvida que assola os que estão prestes a se formar, ou que acabaram de se graduar

Esse artigo escrevo com muito gosto, pois vou tocar em um tema que permeia a cabeça de vários que estão prestes a terminar a sua graduação, assim como eu. Passamos no colegial e cursos pré-vestibulares por um grande dilema que parece ser sem solução: escolher o curso que irá prestar. Tão jovens, temos que tomar uma importante decisão para nossa vida acadêmica e profissional. Depois que passamos por esta fase, vivemos todas as emoções que a vida universitária nos proporciona, porém ao final da nossa graduação chegamos à um dilema maior ainda. O que fazer depois de formado?

Já na faculdade vemos que cada curso, seja qual ele for, traz ao seu final inúmeras possibilidades de atuação. Aliada à vastidão de áreas que possam atrair ou não esse futuro profissional, existe a dificuldade de entrar no mercado de trabalho e atuar na área que mais gosta. Mais da metade dos profissionais formados não exercem no mercado de trabalho a profissão à qual estudaram e isso se torna um problema, pois o profissional não aproveita tudo o que aprendeu na sua graduação e isso pode, a médio e longo prazo, desenvolver extrema frustração nesse trabalhador.

Efetivar-se no estágio, participar de um processo seletivo de trainee, seguir carreira acadêmica, prestar um concurso público ou até mesmo ingressar no empreendedorismo e abrir seu próprio negócio são oportunidades que esse jovem recém-formado possui, e todas elas possuem suas dificuldades, pontos positivos e negativos. Chegar à um consenso com você mesmo e escolher qual é a melhor alternativa é uma jornada árdua, que pode chegar a ter longa duração.

Engana-se quem acredita que isso é apenas uma situação que só quem se formou recentemente passa. Muitos profissionais com anos de experiências chegam em determinado ponto da carreira que ela não lhe atrai e desafia mais. A falta de motivação e de desafio traz em qualquer profissional desânimo e falta de vontade de trabalhar, torcendo para que o fim de semana chegue logo, como citei no artigo anterior que postei aqui no Administradores.

Seja qual for a decisão que tomar sobre seu destino depois de graduado, não pense que esse caminho escolhido não terá nenhuma saída. Não importa qual a sua idade ou qual caminho deseja trilhar, o passo inicial para o fracasso é não acreditar.         Parece frase típica de livros de autoajuda, mas acreditar nos seus sonhos é fator fundamental no sucesso profissional. Não existem fórmulas para o sucesso e nem a escolha padrão ideal. Cada um deve escolher a que mais se adeque ao seu momento profissional e pessoal. E boa sorte à todos nessa jornada!


Fonte: Artigos Administradores / O que fazer depois de sair da faculdade?

Os comentários estão fechados.