O que fazer quando você odeia seu trabalho

O que fazer quando você odeia seu trabalho

Atitudes a serem tomadas para quem ainda não se sente satisfeito com a própria carreira

Todo mundo fala que devemos perseguir nossos sonhos e ter um trabalho que os representem. Você se sente a mais infeliz das pessoas porque isso não ocorre com você. Você odeia seu chefe, acha os colegas chatérrimos, suas tarefas absurdamente aborrecidas…Fora o salário, que é uma merreca! Bem, tenho uma boa e uma má notícia para você. Comecemos pela má? Você continuará vivendo esse inferno pelo resto de sua vida, se continuar se queixando. A boa? A boa é que essse estado de coisas pode ser modificado, com um pouco de esforço de sua parte. Sim, esforço! Ué, você imaginou diferente? Imaginou que bastaria sentar em sua poltrona que o Bill Gates iria lhe ligar oferecendo sociedade? Jura que você pensou isso?

Siga meu pensamento: você está em um trabalho que odeia, mas não pode perdê-lo porque é ele que lhe sustenta e a sua família. Você não precisa abrir mão de seus sonhos. Ao contrário, você deve administrar sua vida para que seus sonhos caibam nela.  Quero dizer que você precisa fazer o melhor que puder em seu trabalho, fazer tudo que for possível para realizar suas tarefas a contento. Deve fazer mais, inclusive, porque seu trabalho irá lhe trazer boas perspectivas de mudança. Quem se dedica ao trabalho sempre acaba sendo descoberto por outra empresa, por algum empreendedor, pelo próprio chefe, que passa a valorizá-lo mais. Você é garçom de um restaurante? Atenda os clientes com presteza, com sorriso nos lábios. Limpe as mesas, preste atenção no que os consumidores reclamam, reporte suas conclusões ao patrão. Aprenda tudo sobre seu ofício, e mais um pouco também. Quem sabe um curso de vendas? Ou quem sabe você aprende a fazer cafés diferentes, tornando-se barista? E se você for bom em relacionamentos, quem sabe é promovido a gerente! A gerência poderá te auxiliar a juntar dinheiro para abrir uma mecânica de carros, se essa for sua vontade. Muitas possibilidades existem. Só não ocorrem de um dia para o outro.

O processo de amadurecimento na profissão necessariamente passa por esse esforço. Pense em motivos para ser feliz com o trabalho que tem, para depois obter aquele que deseja! Lembre-se de olhar para as pessoas que o cercam no trabalho (claro, no restante de sua vida olhar verdadeiramente para o outro não cai mal não!)  imaginando o que você poderia fazer para tornar a vida delas melhor. Vá além de suas tarefas, busque antender a empresa que te provê o sustento. Imagine-se no lugar do chefe: como você gostaria que as coisas fossem encaminhadas no seu setor?

Quanto menos você faz pela empresa, menos você receberá dela. Os funcionários que procrastinam são certamente notados: pela ineficiência! O chefe pode até fazer que não está vendo, porque naquele momento essa atitude lhe convém. Quando deixar de convir, você será o primeiro a ser demitido. Isso é o oposto do que nós desejamos, porque nesse momento você não pode perder seu emprego! Você necessita dele! Não tenha uma atitude suicida: se você precisa do trabalho, não faça tudo para perdê-lo. Não chegue atrasado todos os dias, usando uma desculpa a cada dia. Não estique seus prazos, cumpra com suas obrigações. Quando sair da empresa, saia deixando uma porta aberta, para o caso de necessitar retornar. Saia e deixe um rastro de admiração! Sempre quando algum colega tiver a possibilidade de indicar alguém para algum projeto, dentro ou fora da empresa, quem ele indicará?

A maioria das pessoas desiste antes do tempo, quase chegando lá onde queria. Seja persistente, firme, dedique-se de corpo e alma ao seu trabalho desde agora, continue firme em seus propósitos e chegue, finalmente, no trabalho de seus sonhos!

E você, como se relaciona com seu trabalho? Comente, opine, vamos bater um papo! Deixe seus comentários.

Publicado originalmente em http://www.claudiamester.com/o-que-fazer-quando-voce-odeia-seu-trabalho/


Fonte: Artigos Administradores / O que fazer quando você odeia seu trabalho

Os comentários estão fechados.