O que me falta?

O que me falta?

O autoconhecimento é a chave para alcançar o sucesso nos dias de hoje, saber o que nos motiva nos ajudará a trilhar nova rota ou satisfazer-nos com a que nos encontramos

Tenho visto muitos posts de pessoas reclamando da vida, da profissão, da carreira, insatisfeitos com tudo e com todos, e interessante que a culpa sempre é do chefe, do governo, da família… Por que ninguém se pergunta: o que me falta para mudar a situação?

Motivação (do Latim movere, mover) refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação.” (Wikipédia)

Estive outrora recordando uma das aulas de psicologia da faculdade, onde o professor nos fazia a seguinte pergunta: “Tenho duas vagas pra vocês – uma com salário fixo e CLT para tirar cópias em um escritório, e a outra como assistente em uma grande consultoria não remunerado (para adquirir experiência)”. Assim lançou a pergunta aos alunos do 4º período de Administração – “Qual vocês escolheriam?”

Eu fiquei analisando bem a pergunta até que chegasse minha vez, pois fiquei pensando em minha situação naquele momento, onde tinha a maior dificuldade em conseguir a passagem de ônibus pra ir à faculdade que cursava com bolsa integral, filha de vendedora autônoma, e então respondi: No momento atual preciso de estabilidade – CLT, Salário fixo – tirar cópias não era minha realização, era tentadora a experiência em uma grande consultoria, mas naquele instante não era o que eu estava PRECISANDO.

AS VEZES PRECISAMOS ABRIR MÃO DE ALGUMAS OPORTUNIDADES, PARA CONCLUIR ALGUMAS METAS

O professor explanando sua analise das respostas enfatizou que cada um tem um motivo para sua escolha, ou seja cada um reconhece aquilo que realmente fará diferença na realização da tarefa.

Acabei de ver dois artigos de Murilo Leal que fala o quanto cada vez é mais importante saber reconhecer qual o sentido da sua carreira, por que vemos tantas pessoas desanimadas com seus empregos atuais, ou mesmo com o rumo que tem dado a sua vida?

Em um vídeo sobre coaching falavam sobre motivação de uma forma diferente, ele incentivava a procurar entender quais os valores que regem nossa vida, ou seja, o que lhe motiva mais? é a busca por reconhecimento? segurança? o anseio por estar sempre ajudando ao próximo?

No fim das contas tudo se resume em autoconhecimento.

Se sei como meu cérebro entende cada situação fica mais fácil traçar uma rota ou mesmo aceitar a que está-se trilhando.

Não adianta ficar reclamando ou demonstrar insatisfação com a vida que vem “levando” se não faz ideia do que está buscando pra sua jornada.


Fonte: Artigos Administradores / O que me falta?

Os comentários estão fechados.