O que o medo está fazendo com você?

O que o medo está fazendo com você?

Você já parou para pensar o quanto que o medo está presente na sua vida? Você está usando a seu favor ou contra você?

Você já parou para pensar o quanto que o medo está presente na sua vida? Você está usando a seu favor ou contra você? O fato é que o medo, em maiores ou menores proporções, faz parte do ser humano. Em situações de um suposto perigo, o medo nos protege de sermos inconsequentes ou irresponsáveis, molda nossas ações para que haja uma segurança ideal a nossa sobrevivência.

Quando resolvi tirar minha habilitação, por exemplo, por antecipar as etapas seguintes em minha mente, me apavorava de medo. Tinha medo da tão falada prova prática de trânsito. No dia da prova de moto, me tremia de nervoso, simplesmente porque estava sendo avaliada e minha mente naquele momento não era mais racional para provar que estava apta para ter minha carteira.  Eu sabia que podia, inclusive, eu já tinha uma moto e sabia pilotá-la, mas deixava o medo tomar conta de mim. Tinha sido reprovada uma vez por causa do nervoso que não controlei, fiquei arrasada e não queria passar por aquela sensação novamente. A partir dali, comecei a fortalecer minha mentalidade para a próxima prova. No dia tão temido, não foi fácil, mas determinei que não ficaria nervosa, que seria um teste como tantos outros que tinha obtido sucesso. Quando me dei conta já tinha passado por todo o percurso com êxito e finalmente pude ouvir o examinador me parabenizar!

Poderia não ter tomado a decisão de ter a coragem para controlar esse medo e talvez até hoje fosse assombrada por isso. Essa foi uma das experiências, aparentemente simples, que fez com que eu parasse pra refletir e ter a consciência que o meu maior inimigo estava dentro da minha mente: o medo da reprovação.

Durante a nossa vida nos deparamos constantemente com situações que nos deixam no impasse do medo. São tantas escolhas que temos que fazer. Aquele projeto tão sonhado engavetado por medo de apresentar ao mundo e ninguém aprovar, as etapas não tão legais, cansativas e difíceis até chegar ao seu sucesso, ou decretar antecipadamente que nunca vai dar certo; dar sugestões relevantes numa reunião de equipe; liderar uma reunião de negócios onde estão presentes pessoas que possuem grau acadêmico ou experiências a mais que você e com vocabulário bem mais refinado que o seu. Na verdade, engavetar projetos, calar ao invés de se pronunciar, postergar uma reunião de negócios que pode alavancar sua vida ou sua empresa, de nada vai adiantar, é preciso agir de maneira estratégica e lógica.

Uma poderosa arma contra o medo é ter coragem. A coragem te faz agir mesmo atemorizado. Os grandes nomes da história, como Martin Luther King Jr, Nelson Mandela e tantos outros que deixaram sua marca no mundo, também tiveram seus medos como todo ser humano, mas não deixaram que os controlassem, pelo contrário, os dominaram com coragem.

Use o medo a seu favor. Não dar a devida importância ao que é real, pode trazer consequências devastadoras para sua vida ou para o seu empreendimento. Diferentemente do medo de algo que não existe e que está apenas na sua mente.

Pare um pouco para analisar o que está te deixando com medo. O que você pode fazer para que isso não te limite? Quais as ações para minimizar essa sensação assustadora? O autoconhecimento para descobrir suas fraquezas e mudar sua mentalidade, pode ser um bom começo para ter uma vida mais destemida e abraçar as boas oportunidades que ela te traz.


Fonte: Artigos Administradores / O que o medo está fazendo com você?

Os comentários estão fechados.