O que podemos aprender com a crise?

O que podemos aprender com a crise?

Muitas pessoas estagnam na crise, não conseguem dar um passo sequer, não conseguem pensar em uma solução. Aí entra aquela famosa frase, que por sinal gosto muito: “Seja o protagonista da sua própria história.”

Crise pode ser ausência, carência, falta, penúria, deficiência, momento perigoso/difícil de uma evolução, período de desordem pela busca efetiva de uma solução, ruptura, queda, entre outros sinônimos. O mais importante a se observar é que todas estas palavras nos leva a uma situação difícil, de descontrole. Quando há momentos difíceis, crises, se consegue enxergar a situação de uma forma macro, para que se possa entender onde está alocado o erro. Só que um fator muito importante me incomoda: Por que muitas vezes só procuramos encontrar o erro depois que a bomba explodiu? Não seria melhor acompanhar cada etapa do processo e ir corrigindo o que estivesse fora do planejamento?

O que gera a falta de domínio da situação é a falta de utilização de ferramentas como planejamento. Se não há metas, não há controle e acompanhamento do processo que está sendo desenvolvido. Se não há acompanhamento, como se identifica erros a tempo de serem corrigidos? Impossível.

O que se pode Aprender na Crise?

  • Ser cauteloso; 
  • Ser prioridade;
  • Planejar;
  • Coordenar;
  • Dirigir;
  • Controlar;
  • Nada é absoluto, tudo se modifica

Gosto de considerar que as evoluções mundiais são mais positivas do que imaginamos. Aqueles preguiçosos ficam para trás. Mas, quem busca crescimento, aventura, emoção, alegria, desafios e sucesso, não se contentam apenas com o que aprenderam ontem ou hoje, ele busca antecipar o que irá acontecer amanhã, e sai na frente das outras pessoas. Pense nisso!

Planeje e Controle sua vida, não entre em Crise.

Como agir na crise?

Muitas pessoas estagnam na crise, não conseguem dar um passo se quer, não conseguem pensar em uma solução. Aí entra aquela famosa frase, que por sinal gosto muito: “Seja o protagonista da sua própria história.”

Então, a melhor maneira de agir é tomando as rédias, assumindo os riscos e erros, pautando o que deu errado e procurando acertar os pontos necessários, até que se encontre a solução ideal para a situação. Fatores externos influenciam, mas não determinam o que fazer para seguir adiante.

Tenha cautela nas escolhas, faça uma avaliação 360º para enxergar tudo que poderá ser influenciado através de suas escolhas e ações futuras. Não é fácil reestruturar algo, só que também não é impossível.

Tenho visto muitos negócios quebrando, e muitos culpam a crise econômica ou o governo atual. Fazem-se de vítimas, quando há uma parcela de culpa deles mesmos. A falta de planejamento e controle destes empresários os levaram a chegar onde estão.

Discorda? Então por que há muita gente ganhando dinheiro atualmente? São superdotados de informações, inteligência ou já eram ricos? Não, não e não.

Eles aprenderam uma coisa, que você todos devem aprender: Seja o protagonista da sua história. Saiba enxergar as oportunidades, e seja objetivo, seja determinado com suas metas.

Enquanto uns choram, outros vendem lenço. – Desconhecido


Fonte: Artigos Administradores / O que podemos aprender com a crise?

Os comentários estão fechados.