O que prejudica sua produtividade no trabalho?

O que prejudica sua produtividade no trabalho?

Coach destaca quais os principais elementos que podem desviar a concentração e o desenvolvimento no ambiente profissional

Atualmente, o mundo se encontra em um estado onde as coisas acontecem de maneira veloz, fazendo com que todos tenham que adaptar sua rotina diária a isso. Para completar, as mídias sociais influenciaram no modo como as pessoas trabalham; você se lembra o quão fácil era prestar atenção nas suas tarefas quando não havia o Facebook atraindo sua atenção?

A verdade é que sim, os tempos mudaram, e, com eles, a forma como uma pessoa se mostra produtiva, também. Segundo Andreia Rego, que trabalha com coaching e psicanálise, o ambiente de trabalho está fragilizado por diversas distrações, que podem ser minimizadas. “Um dos principais pontos é a cultura de estar ‘sempre disponível’ para os outros, seja na internet ou ao vivo, sem contar nas inúmeras convocações de reuniões. Se você está com a agenda folgada e quer ajudar, tudo bem, mas coloque suas tarefas como prioridade. Escritórios abertos (que são tendência mundial em ambientes corporativos) também passam por distrações. Nesse caso, quando você tiver uma tarefa que exija maior concentração, procure realizá-la em um ambiente separado, como uma sala de reunião, desconectado de tudo”, explica.

Ela, que é Master Business em Administração com ênfase em Humanas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), reforça que as atividades devem ser divididas pelo seu nível de importância. “Fazer uma lista com antecedência do que será necessário realizar no dia, e qual o grau de importância dessas atividades, é uma boa forma de se organizar e terminar suas tarefas de maneira eficiente. Procurar não ceder ao imediatismo também é essencial, pois ele aumenta a probabilidade de cometer erros e aumentar a quantidade de trabalho, posteriormente”, comenta.

A coach aponta que pequenas atitudes também provocam um grande impacto no ambiente profissional. “Por exemplo, por mais que sua vontade seja grande, busque não cair na tentação de comer demasiadamente na hora do almoço, pois isso pode levar a uma indigestão ou forte sonolência, o que atrapalha a produtividade quando se precisa focar em algo extremamente crítico/urgente. Ainda, checar sua caixa de e-mails com muita frequência pode causar outras distrações. O ideal é estipular períodos específicos para isso (a cada 30 minutos, por exemplo), e separar assuntos em caixas prioritárias, como os e-mails do seu superior hierárquico, colaboradores, áreas afins, parceiros, etc”, afirma.

Andreia finaliza, lembrando que é papel de cada um perceber o que está impedindo seu desenvolvimento, e mudar para que isso não aconteça mais. “É preciso identificar o que prejudica sua produtividade, para, então, crescer, tanto como profissional quanto como pessoa”, conclui.


Fonte: O que prejudica sua produtividade no trabalho? O que prejudica sua produtividade no trabalho?

Os comentários estão fechados.