O que vale mais para você: seus medos ou sonhos?

O que vale mais para você: seus medos ou sonhos?

O que você dá mais valor é o que você mais tem

Tem uma história popular que diz:

Na primavera, uma jovem senhora semeou o seu jardim.

Duas sementes acabaram sendo enterradas uma ao lado da outra.

A primeira semente disse para segunda:
— Pensa como será divertido, vamos crescer nossas raízes fundo no solo e quando elas estiverem fortes, nós vamos brotar da terra e nos tornar lindas flores para todo mundo ver e admirar !

A segunda semente ouviu mas estava preocupada.
— Isso parece legal, ela disse, mas a terra não está muito fria? Eu estou com medo de estender minhas raízes nela. E se alguma coisa der errado e eu não me tornar muito bonita ? Então a senhora pode não gostar de mim, eu estou com medo.

A primeira semente, no entanto, não estava intimidada.

Ela empurrou suas raízes para baixo na terra e começou a crescer. Quando suas raízes estavam fortes o suficiente, ela emergiu do solo como uma linda flor.

A senhora inclinou-se cuidadosamente para ela e orgulhosamente mostrou a flor perfumada para todos os seus amigos.

Mas enquanto isso a outra semente permanecia dormente.
— “Vamos lá”, a flor dizia todo o dia para a sua amiga, está quente e maravilhoso aqui em cima, no sol!

A segunda semente estava muito impressionada, mas permanecia amedrontada e com insegurança empurrou uma raiz no solo.
— “Ai”, ela disse. Essa terra ainda está ainda muito fria e dura pra mim. Eu não gosto dela. Eu prefiro ficar aqui na minha própria concha onde estou segura e confortável.

Há muito tempo par se tornar uma flor.

Nada que a primeira semente dissesse mudava a mente da segunda.

Então, um dia quando a senhora estava fora um pássaro faminto voou no jardim, ele ciscava o solo procurando algo para comer.

A segunda semente que estava logo abaixo da superfície estava com muito medo de ser comida.

Mas aquele era seu dia de sorte. Um gato pulou do peitoril da janela e espantou o pássaro. A semente suspirou de alívio !

E neste momento tomou uma importante decisão :
— É uma tolice desperdiçar meu curto tempo aqui na terra, ela disse.
Eu vou seguir as minhas esperanças e sonhos de mudança em vez de meus medos. Então, sem outro pensamento, a segunda semente começou a espalhar as suas raízes e também cresceu e se tornou uma linda flor.

Você percebeu o que fez a semente se tornar uma linda flor?

A decisão de vencer o seu medo de crescer. Ela não acabou com o medo, mas resolveu enfrentá-lo.

Estou compartilhando com você essa história porque eu já fui como essa semente antes de ela decidir crescer.

Todos nós temos alguns medos. Por exemplo: há algum tempo eu fazia parte do grupo de pessoas que morria de medo de falar em público. Isso era tão crítico para mim que eu não conseguia tirar as minhas dúvidas em sala de aula e nem dar a minha opinião em reuniões de trabalho.

Falar em público? Nem pensar. Isso me causava um branco e tudo o que eu sabia parece que se apagava instantaneamente da minha cabeça. E as apresentações ficavam ruins e isso reforçava ainda mais a identidade de que eu era tímido.

Eu percebi que estava generalizando a situação. A cada nova apresentação sem sucesso eu falava para mim mesmo: “você não é capaz de se expor”, “você é tímido”. Essa generalização fazia com que eu nem mesmo buscasse resolvê-la, por acreditar que não era possível.

Até que eu decidi fazer igual à semente: ao invés de colocar o foco no problema, decidi seguir o que eu queria. E se eu fosse capaz? Isso mudou completamente a minha rota e me tornou uma pessoa confiante para falar diante de centenas de pessoas, para gravar entrevista para a TV e até para fazer as dezenas de vídeos que hoje tenho no meu canal do youtube.

Mas não foi da noite pro dia. Quando eu decidi me desenvolver eu busquei por um bom tempo várias alternativas, até encontrar as que me trariam os melhores resultados em um menor espaço de tempo. E isso envolveu muita leitura, práticas e principalmente enfrentar situações que me desafiassem.

O bom é que eu tive uma certeza: é possível.

E você, como enfrenta os seus medos? A minha história faz sentido para você? Conte-me a sua história. Vou adorar saber. Se gostou do artigo compartilhe-o com seus amigos.

Você sabe qual é o medo número 1 do mundo e as drásticas consequências de alimentá-lo? Estou escrevendo um artigo sobre isso. Inscreva-se aqui para recebê-lo em primeira mão. Vai levar menos de 1 minuto.


Fonte: Artigos Administradores / O que vale mais para você: seus medos ou sonhos?

Os comentários estão fechados.