O que você precisa aprender e que a escola não ensina

O que você precisa aprender e que a escola não ensina

Muitos pensadores defendem que o conhecimento prático é tão ou mais importante do que a educação formal para o empreendedor

Não existe um manual de instruções para empreender. O combo estudar, passar em um vestibular e cursar uma boa faculdade não necessariamente significa sucesso. Nos negócios, é fundamental ter disposição para aprender nas instituições formais e principalmente fora delas. É disso que fala João Cristofolini no livro “O que a escola não nos ensina”.

Com a proposta de instigar principalmente os jovens a construírem seus próprios caminhos de formação educacional, o livro elenca as sete capacidades que Cristofolini considera fundamentais para empreendedores, e que não são ensinadas em escolas e universidades. Essas características foram identificadas por ele através da leitura de livros de negócios, histórias de sucesso e de sua própria experiência prática, já que começou a trabalhar muito cedo, em uma empresa familiar.

A ideia é que os leitores se utilizem do autodidatismo como modelo de aprendizado pessoal, buscando formas diferenciadas de aprender e cultivar essas capacidades, já que elas não são ensinadas em instituições educacionais tradicionais. Conversamos com o autor sobre o assunto na nossa edição especial do Adm Talks via streaming. Você pode conferir a entrevista abaixo.

No primeiro vídeo, ele explica como foi o pontapé inicial de sua carreira profissional:

Na segunda parte da entrevista, Cristofolini explica a proposta do livro e aborda o tema do autodidatismo na educação, que norteia seu pensamento. 

Aqui, o autor elenca as sete habilidades que não se aprende na educação formal e que são fundamentais para o empreendedor:

Para finalizar, João Cristofolini aconselha empreendedores e jovens que querem enveredar por esse caminho a aprender a lidar com o fracasso, que ele considera ser um passo importante para o sucesso.

E vocês, administradores, o que acham? É possível aprender por si só a empreender? A educação formal é indispensável? Opinem nos comentários.


Fonte: Notícias Administradores / O que você precisa aprender e que a escola não ensina

Os comentários estão fechados.