O que Wendell Lira e o prêmio Puskás podem te ensinar sobre Marketing

O que Wendell Lira e o prêmio Puskás podem te ensinar sobre Marketing

Wendell Lira venceu um importante prêmio da FIFA. Mas o que isso pode nos ensinar sobre Marketing?

Quem gosta de futebol, ou simplesmente acompanhou os noticiários nos últimos dias, teve conhecimento da história de Wendell Lira, jogador de um time pequeno da cidade de Goianésia, que fez um gol vencedor de um importante prêmio da FIFA – o Prêmio Puskás.

O brasileiro desbancou jogadores consagrados como por exemplo o melhor jogador do mundo, Lionel Messi. Jornais como o New York Times, dos Estados Unidos, AS e o Marca da Espanha, dentre outros, destacaram o feito de Wendell e contaram um pouco da sua história de vida. Mas o que isso pode nos ensinar a respeito de Marketing? 

 1 – O poder do Marketing Viral

Como alcançar o sucesso? Como vender mais em menos tempo? Como conquistar coisas em um mundo tão cheio de inovações e novidades? Essas são questões que fazem as empresas se mobilizarem na hora de criar campanhas e estratégias. Porque no mundo de hoje, não basta somente ser bom – seu conteúdo tem que ser absorvido, curtido, compartilhado e comentado.

A teoria é simples, mas chegar lá é difícil, muito difícil! Pois se fosse fácil de fazer marketing viral, talvez não tivesse tanta graça. Mas afinal, o que é o Marketing Viral?

É uma estratégia que visa encorajar indivíduos a passarem adiante uma mensagem de marketing (propaganda). O termo viral vem da capacidade e da força dessa mensagem se multiplicar dentro de um ambiente, conquistando centenas, milhares ou milhões de visualizações.

O Wendell teve ajuda das redes sociais para vencer o prêmio Puskás. Tudo partiu de uma campanha envolvendo blogs e sites que compartilharam e fizeram com que seus seguidores votassem no site da Fifa, embora a entidade garanta que cada rede conte somente um voto por rede de computador.

A forma como a campanha tomou conta da internet e como o gol de Wendell Lira viralizou, com certeza aumentou as chances de cara vencer esse prêmio. 

2 – Se destacando em tempos de crise

Durante aproximadamente metade de 2015, Wendell esteve desempregado. Porém, o gol que marcou estava na lista dos gols mais bonitos de 2015. Além da campanha, a humildade e sinceridade de Wendell em cada entrevista conquistou o país inteiro.

Aqui entra uma analogia que a mídia tem feito bastante: A de Davi e Golias. O brasileiro era considerado um azarão, já que competia com o até então 4 vezes melhor do mundo, Messi. Mas como dizia o franzino Davi antes de abater o gigante ‘Ele é muito grande, não tem como errar’. E foi assim que a pequena pedra que do Wendell adquiriu um peso enorme e fez ele se destacar no meio de tantos outros supostamente maiores que ele.

Vivemos em tempos de que fazer um trabalho mediano já não basta, temos que nos destacar cada vez mais. E essa foi a segunda lição que o Wendell Lira nos ensina sobre Marketing.

3 – Posicionamento

Segundo a teoria, posicionamento é uma ação de diferenciação de uma empresa, produto, marca ou serviço por meio de atributos reais ou simbólicos.

O Wendell Lira venceu o prêmio Púskas 2015, e viu sua vida mudar completamente. Foi contratado por um novo clube, e hoje ganha 6 vezes mais do que ganhava antes do gol – fora que tem recebido várias propostas de patrocínio de empresas da cidade onde mora.

A diferenciação que o Wendell conseguiu após o prêmio, vai valorizar ainda mais o próprio atleta, e inclusive, vários clubes do exterior já estão tentando contratá-lo.

As empresas precisam conseguir espaço no mercado, tendo um produto ou serviço que traduza o que a empresa espera que os consumidores percebam, sem ser comparado a nenhuma outra oferta ou produto. E isso, o Wendell já conseguiu – vai ser sempre lembrado pelo gol que fez, e pelo importante prêmio que conquistou.

Essas são as três importantes lições sobre marketing que podemos aprender com a história do guerreiro Wendell Lira.


Fonte: Artigos Administradores / O que Wendell Lira e o prêmio Puskás podem te ensinar sobre Marketing

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