O seu defeito é ser perfeccionista?

O seu defeito é ser perfeccionista?

Uma reflexão sobre como evitar respostas inadequadas dos candidatos em um processo de seleção

Semana passada eu publiquei na minha página do facebook uma piadinha que rendeu alguns likes,  sobre uma resposta bem batida de candidatos em entrevistas: “Ah, meu maior defeito é ser perfeccionista!”.

Mas por que os candidatos insistem em respostas batidas?

Eu tenho certeza que é porque o entrevistador também insiste em perguntas batidas!

Perguntas do tipo “qual é o seu maior defeito?” não geram reflexão no candidato e nem trazem um contexto situacional, estrutura perfeita para uma resposta pronta e até, uma mentirinha, porque né, ninguém quer mostrar suas partes menos boas justamente nesta hora!

Mas calma! Se você se distraiu e de repente soltou esta velha conhecida ao candidato, ainda há tempo de consertar. Uma boa maneira é perguntando logo depois: “Ah é? Conte-me então como o perfeccionismo te atrapalhou em uma situação no trabalho”. Assim você faz referência a uma experiência vivida pelo candidato e o conduz a responder apresentando uma situação real para reafirmar que este é de fato um defeito dele.

Alguns pontos devem ser lembrados ao construirmos perguntas:

  • As perguntas devem ser abertas e com o objetivo de investigar as competências essenciais para o cargo.  Perguntas que podem ser respondidas com sim ou não devem ser evitadas;
  • As perguntas devem trazer a tona situações pontuais onde o candidato tinha a necessidade de utilizar a competência investigada;
  • Questionamentos do tipo “ o que você faria se …” são suposições e podem ser respondidas com falas hipotéticas, afinal,  como o enfoque não é dado à algo vivido, o candidato responde imaginando o que faria na situação, não o que de fato já fez.

Mas e aquelas perguntas mirabolantes que as empresas de TI fazem aos candidatos, do tipo:quantos postos de gasolina existem no Brasil?

No livro Como Mover o Monte Fuji, o autor apresenta diversas perguntas como esta, que na verdade são desafios de lógica. Assim como na pergunta por competência , os desafios não exigem uma resposta exata do candidato, mas sim,  avaliam a habilidade de raciocínio lógico e inteligência necessárias para desempenhar atividades de grande complexidade, normalmente, para profissionais de TI. Portanto, o raciocínio do candidato em buscar uma resposta aproximada é avaliado e valorizado muito mais do que se de fato ele soubesse o número exato de postos de gasolina.

Se você atua nesta área, está aí um bom livro para sua cabeceira. Certamente você ficará presente para um novo método de entrevistar candidatos.

Se você não quer utilizar os desafios, mas sim se aprofundar em perguntas por competências, eu elaborei uma lista com competências e sugestões de perguntas para facilitar a sua vida! É só clicar, baixar o arquivo e levar com você para a próxima entrevista. Que tal hein?

Baixe aqui!

Espero que esta lista possa te ajudar a ter um excelente desempenho  na sua próxima entrevista!

Júlia Pacheco


Fonte: Artigos Administradores / O seu defeito é ser perfeccionista?

Os comentários estão fechados.