O sucesso de uma pousada: limpeza

O sucesso de uma pousada: limpeza

Material humano é tudo em qualquer setor de um negócio. Na indústria da hospitalidade, as arrumadeiras são a alma do empreendimento. Estas profissionais têm que ser ágeis para não deixarem nenhum quarto sem arrumação, principalmente entre o check-in e o check-out, e diariamente, em horários diversificados, sem serem notados.

Para pôr a casa em ordem, ou melhor, a Pousada, precisa-se de rapidez, capricho e dedicação. Nada pode fugir ao controle destes ícones da arrumação, embora, desconhecidos, têm em suas mãos o ponto alto de seu negócio: a limpeza. São os garantidores de que todas as áreas e setores da Pousada estejam impecáveis e apresentáveis ao público a qualquer hora e todo momento

A qualidade do serviço destes profissionais está intimamente ligada com a imagem de sua Pousada. Qualquer deslize neste setor, pode pôr abaixo a reputação da Pousada.

A preocupação com a higienização da Pousada deve ser constante. A equipe de arrumação tem que dar conta do serviço. E não é pouco. As tarefas são muitas e adequar limpeza com tempo, não é tão simples assim. Coordenar a limpeza e arrumação dos quartos no período de tempo disponível, entre saída e entrada de hóspedes, isto sem contar as trocas da rouparia de cama e banho de quem permanece na Pousada, requer entrosamento e muita comunicação.

Se a equipe for grande, a correria não é tanta. Mas se a disponibilidade de recursos humanos para arrumação e limpeza for mínima, a coisa complica um pouco. A carga de trabalho é volumosa e a Pousada precisa se manter arrumada, limpa, cheirosa, linda, pronta para recepcionar e acomodar os hóspedes. Como conciliar tempo e arrumação com poucos funcionários?

Com disciplina, coordenação, planejamento e comunicação entre a equipe de limpeza e a gerencia tudo fica a contento. Uma planilha de computador criada especificamente para aclarar as tarefas a serem feitas e o período que deverão ser executadas funciona muito bem, sem contratempos.

Esta planilha deve conter alguns tópicos fundamentais direcionados para limpeza e arrumação:

LIMPEZA: O SUCESSO DE UMA POUSADA

Divisão de tarefas

Neste quesito, o principal de todos, será traçado uma lista com os nomes dos funcionários da equipe de arrumação e os locais que deverão ser limpos. O planilha deverá cruzar estes dados e organizar a divisão de tarefas entre os empregados.

Coordenação

A distribuição das tarefas, fundamental na organização, se apresenta a cada funcionário através de uma lista contendo o nome e o setor que estará sobre sua responsabilidade para limpeza e arrumação e o período disponível para cada serviço.

Atualização

A visualização das tarefas deverá ser constante e atualizada. Há necessidade de informação precisa das ocupações dos quartos. Se estão sendo usados ou não, limpos, em manutenção, em qual período estão indisponíveis, etc. Assim a equipe de arrumação não perderá tempo em se deslocar para estes locais sem necessidade.

A comunicação entre a gerencia e a equipe é fundamental. O SUCESSO DE UMA POUSADA

Adequação

Uma outra função nesta planilha é o de permitir incluir pedidos extras, especiais, ocorridos de última hora. Assim será possível saber para quem e quando direcionar a tarefa.

Precisão

A importância de se ter uma planilha adequada de arrumação dos quartos é para evitar constrangimentos. Não é difícil haver confusão durante as tarefas e abrir um quarto, acreditando estar desocupado, e o hóspede ainda está lá dentro. Então para se ter certeza da ocupação dos quartos, crie no sistema nomes, como “ocupado”, “desocupado”, “limpo”, “para limpeza”, após cada check-in e check-out. 

Cada um deve criar sua planilha adequando as necessidades da Pousada de acordo com as equipes que se tem disponível. Este sistema de organização de tarefas precisa ser de fácil entendimento, simples e funcional. Com acesso na recepção e na gerência, o abastecimento das informações nesta planilha deverá ser dinâmica e precisa, com alteração e atualização da disponibilidade dos quartos com rapidez, eficiência e praticidade.

Publicado originalmente em http://bomnegociopousada.com.br/o-sucesso-de-uma-pousada-limpeza/

 


Fonte: Artigos Administradores / O sucesso de uma pousada: limpeza

Os comentários estão fechados.