Oportunidade: cuidado para a porta não fechar

Oportunidade: cuidado para a porta não fechar

Oportunidades são como portas que se abrem e rapidamente se fecham. Se não estivermos atentos, perderemos várias e várias boas chances na vida

Outro dia lembrava de uma ocasião em que indo para o aeroporto enfrentei um trânsito muito acima do normal, e mesmo tendo saído com antecedência percebi que estava correndo o risco de perder meu voo. Os minutos passavam e todos os carros à minha frente estavam parados. Comecei a ficar nervoso, suar frio, até que tive que encarar a realidade: iria perder meu voo. Vi o horário do check-in passar, e quando finalmente cheguei ao aeroporto a primeira coisa que olhei foi o painel de decolagens: meu voo já havia saído. Que frustração! E para piorar, ao procurar meu balcão e apresentar minha situação recebi a notícia terrível de que não haviam mais voos naquele dia para meu destino. Apenas no dia seguinte. Perder o voo me ensinou que é melhor chegar com algumas horas de antecedência ao aeroporto e esperar do que correr o risco de ver toda sua programação de viagem ir literalmente ‘pelos ares. ’ Não perdi mais voos. Aprendi a lição.

De certo modo oportunidades são como voos. Perde-los pode ocasionar uma série de problemas, alguns insolúveis. A diferença nessa analogia é que no caso dos voos você sabe exatamente o horário em que estão programados para sair. As oportunidades não seguem essa programação. Precisamos estar prontos, pois a qualquer momento elas podem aparecer. E perde-las não apenas trará frustrações, mas também o risco de que elas não apareçam no dia seguinte e nem nunca mais na vida.

Estar preparado é a principal necessidade para qualquer pessoa que deseja aproveitar as oportunidades. Tal preparação exige pelo menos três atitudes bem pontuais: estar atento, envolver-se e agir. Estar atento é o principal, pois oportunidades poder aparecer do nada, de modo totalmente imprevisto e inesperado. Olhar ao redor com perspicácia, ser observador e não temer ousar algo novo são elementos relacionados diretamente com esse ponto. O que está acontecendo ao seu redor? Algo pode transformar-se em uma oportunidade? Se a resposta for positiva, então é momento de envolver-se, chegar mais perto, perguntar, entender, oferecer-se para ajudar ou fazer parte, sugerir e começar um processo de aproximação com o objetivo de aproveitar a oportunidade.

Resta a ação. Agir é dar continuidade ao processo de aproximação, é começar a realizar algo a partir da oportunidade apresentada. Sem ação oportunidades passam, pois em geral elas são como portas que se abrem e rapidamente se fecham. Então, ao perceber uma oportunidade, aja. Aproveite-a com determinação e garra. Transforme-a em uma grande chance de inovar, começar algo, mudar uma realidade, dar um upgrade na carreira ou começar um grande projeto. E, se vale um conselho final, antecipe-se. É melhor esperar ao lado da porta que esta preste a abrir do que chegar alguns segundos depois que ela já fechou.


Fonte: Artigos Administradores / Oportunidade: cuidado para a porta não fechar

Os comentários estão fechados.