Oportunidades paralelas para empreender a partir de um sucesso.

Oportunidades paralelas para empreender a partir de um sucesso.

Uma análise de um pequeno caso que pode gerar algumas ideias para seu negócio.

  Dentre as várias características de um empreendedor, umas da que mais admiro é a iniciativa na busca por oportunidades no mercado. Este parece andar saturado de novas idéias, assim,  quando algo revolucionário e de sucesso é criado, logo aparecem as oportunidades paralelas. E isto não está sendo diferente com a febre atual: Pokémon Go. O jogo já possui milhões de jogadores no mundo todo. Isso por que ainda não foi lançado oficialmente em muitos países. É algo revolucionário. E com isso aparecem as oportunidades.

  A imagem deste artigo está rodando a internet e mostra uma menina com uma mesa com chips e bebidas no melhor estilo do jogo. Ela descobriu que sua casa, no mapa do Pokémon Go, é um Pokéstop, local aonde os jogadores param para pegar suprimentos no jogo. Ali estava a oportunidade! O mercado estava a favor dela. Ela então abriu sua pequena venda para conseguir alguns trocados. Com a frequência com que as pessoas param em frente a sua casa, acho difícil ela não ter um considerável sucesso e até fazer o negócio crescer.

  De longe parece apenas uma ideia oportuna. Mas, se analisarmos melhor a imagem e aplicarmos em um ambiente de mercado grande, ela serve (e muito) para dar um gás em nossas idéias. A menina não deve ter feito uma análise SWOT para saber exatamente se valeria a pena seguir com a idéia ou não. Mas caberia.

Relembrando SWOT: Strength, Weakness, Opportunities, Threats
No português: FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças)

Forças – O que a minha empresa possui de positivo, recursos e que a diferencie das demais?
Oportunidades – O que o mercado tem a me ofertar que eu possa aproveitar
Fraquezas – O que a minha empresa tem de dificuldades para alcançar meu objetivo
Ameaças – O que o mercado possui que possa prejudicar minha performance?

  No caso, analisando a imagem e história:

Força: Tenho capital para investir (mesmo que pouco) e conheço o mercado.
Fraqueza: Eu não sei dizer ao certo, mas pode ser falta tempo pois essa menina precisa estudar, ir pra escola, tarefas em casa, etc.
Oportunidade: Jogo revolucionário, muitas pessoas passando no bairro e minha localização é um ponto de encontro de várias pessoas.
Ameaça: Concorrência, talvez. É possivel mesmo com um local privilegiado.

  Claramente ela estava com tudo para dar certo. Agora, com a oportunidade em mãos, podemos aprender um pouco mais com a menina. É notável o cuidado que ela teve em adquirir produtos, embalagens e consumíveis em cores distintas e dividir entre os 3 times existentes no jogo. Todo o layout que foi construído faz despertar curiosidade, desejo e gosto daquele nicho de mercado. Eles conseguem se identificar nos itens que estão sendo oferecidos. Assim como no mercado grande, o objetivo é ganhar o cliente pelo seu gosto, fazê-lo desejar o seu produto e/ou serviço. Aqui nos indagamos: Será que minha oferta realmente está chamando atenção de meus clientes? De que forma posso fazer para melhorar minha visibilidade? Meu marketing atende ao nicho com que estou trabalhando?

  Em suma, as vezes, ao ver pequenas atitudes podem estalar grandes idéias ou despertar algo que estava adormecido em nós. Basta apenas ficarmos atentos aos detalhes e adotar o conceito da ideia à sua realidade. A análise acima pode ser aplicada à muitas atuais iniciativas de empreendedorismo. Será que se enquadra no seu tipo de negócio? Deixe seu feedback! Nos conte sua história de empreendedorismo. Assim como a dessa menina, a sua história pode inspirar alguém.


Fonte: Artigos Administradores / Oportunidades paralelas para empreender a partir de um sucesso.

Os comentários estão fechados.