Os 3 pilares da gestão de vendas

Os 3 pilares da gestão de vendas

Dicas para “construir” um time unido e que vende mais

Quando as pessoas pensam a respeito de gestores de vendas, normalmente pensam em diretores, supervisores, gerentes, ou, mais abrangentemente, “aqueles que ditam os números”.

Bom, eu espero que você não seja e não venha a ser conhecido como um gestor que apenas dita números quaisquer (normalmente altos), esperando que sua equipe se esforce mais para bater as metas. E o que eu espero é que, ao se referirem a você, pensem também em você como um construtor. Veja por que:

Um gestor de vendas eficaz consegue melhores resultados se o seu trabalho incluir: construir talentos, construir cultura e construir valor.

Cada uma dessas áreas merece atenção. Vamos falar um pouco sobre cada uma:

Construir talentos
Nos dias de hoje, é bem normal que um gestor trabalhe junto de um vendedor apenas por uma parte da carreira deste. Um gestor de vendas que pensa em construir algo grandioso vai deve pensar em algo que agregue valor tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Para isso, a construção de talentos deve passar por três atividades críticas: recrutar, desenvolver e promover.

Muitos gestores acreditam que recrutando bem, as demais atividades vão acontecer naturalmente. Não é bem assim. Contratar pessoas com o perfil ideal é um grande passo, mas é apenas o primeiro.

Desenvolver é a atividade na qual você deve gastar mais tempo. Sua tarefa aqui é liderar a equipe e proporcionar oportunidades para que adquiram mais conhecimentos e aprimorem habilidades de modo a atingir mais do que eles mesmos pensam ser possível.

Promover é um ponto que gera boas dúvidas. Talvez você pense: “Se trabalhei duro para desenvolver um vendedor ou representante comercial que agora bate todas as metas, por que eu deveria promovê-lo?”…

Pois bem… Lembre-se que você pode ter um plano de carreira dentro da própria área comercial. E levar sua equipe a novos patamares pode, inclusive, facilitar o trabalho de recrutamento.

Construir cultura
Você não pode ser um “artista solo” ao construir cultura. Fique atento quanto a pontos que podem direcionar para uma cultura não adequada. Ao mesmo tempo, lembre-se que as culturas mais enraizadas nas empresas (e as melhores) são resultado de um desenvolvimento orgânico que a equipe tem em torno de um conjunto de valores. Muito melhor que ser algo empurrado “goela abaixo” pela liderança, não é mesmo?

Construir valor
Uma das coisas mais estimulantes e bonitas de empreender e gerir vendas é a possibilidade de causar um impacto positivo na economia e mudar para melhor a vida das pessoas.

Construir relacionamentos, resolver problemas, olhar para o alto e além, são coisas que fazem com que sua empresa tenha valor ao não se preocupar apenas em vender. 

A construção de algo significativo não é fácil, mas quando você consegue, o resultado é um time com um propósito, trabalhando unido para entregar excelência.

Publicado originalmente no site Aula de Vendas


Fonte: Artigos Administradores / Os 3 pilares da gestão de vendas

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