Os 4 primeiros passos para líderes iniciantes

Os 4 primeiros passos para líderes iniciantes

Em uma carreira em Y, chega um momento em que você escolhe o caminho da especialização ou gestão, mas o caminho também pode escolher você, é claro. E como tudo tem sua primeira vez, iniciar em um cargo de liderança é bem normal.

Se você foi escolhido não foi por acaso. É bem provável que você venha se destacando como um profissional capaz e atraiu a atenção dos seus superiores e também de seus colegas de trabalho. Chegou a sua vez, você acabou de ser promovido e finalmente é hora de liderar uma equipe.

Entretanto a liderança não pode ser levada por intuição ou “achismo”, ela deve ser aprimorada por meio de recursos que impulsionem os líderes de primeira viagem. Segue minha contribuição para os que estão iniciando nesse caminho, são 4 dicas para reflexão nos seus primeiros passos:

 1 – A era do Gestor Militar já passou:
Se você está pensando que assumir um cargo de liderança significa mandar e desmandar, é melhor se atualizar. Este é um modelo antigo e se você não estiver disposto a se tornar um líder servidor, o seu novo cargo já estará com os dias contados.

 2 – Autoconhecimento:
Conhecer a si mesmo e melhorar seu comportamento de forma contínua é muito importante para suas relações, não somente como líder, mas em qualquer posição do mundo corporativo e pessoal.

 3 – Invista no seu desenvolvimento:
Você pode investir ao comprar livros de liderança, matricular-se em cursos especializados ou passar por um processo de coaching, este último, desde que seja aplicado com responsabilidade, é um impulso eficaz e transformador para aprimorar suas habilidades de liderança.  

 4 – Aprenda com os seus erros:
O erro é um estágio da evolução e como você está começando é normal cometê-los, tire proveito transformando-os em aprendizado, mas não esqueça que repetir estes erros é sinal de que não aprendeu com eles.

 Hoje em dia as empresas estão investindo cada vez mais em seu capital humano, mas você tem a escolha de esperar uma ação da empresa ou tomar medidas para estar à frente das expectativas. Você só depende de você.

Abraço e sucesso!


Fonte: Artigos Administradores / Os 4 primeiros passos para líderes iniciantes

Os comentários estão fechados.