Os cuidados ao promover um colaborador

Os cuidados ao promover um colaborador

Como evitar um conflito maior em sua empresa

Um dos aspectos que vejo como mais relevantes ao decidir promover um colaborador é o de realmente estarmos tomando a decisão correta, mas como podemos observar isto e evitar um equivoco ao realizar esta promoção.

Um dos fatores mais preocupantes fora os custos envolvidos é o de simplesmente vir a perder futuramente um excelente colaborador dentro de seu cargo atual e quando vir a promover este profissional  notar a sua ineficiência ao executar as tarefas inerentes ao novo cargo, vindo assim a demitir este colaborador gerando uma demanda desnecessária, já que gera dois problemas, um é a perda de um excelente profissional em sua área de atuação e com sua demissão a necessidade da abertura de processo seletivo e dois o problema inicial de suprir o cargo maior continua e pior um precioso tempo já foi desperdiçado ao tentar adequar o antigo colaborador a este cargo.

Ao visualizar estes pontos fica claro que a decisão de promover um colaborador a um cargo maior dentro da empresa é uma decisão complicada e atribuída a inúmeros fatores e isto pode implicar em problemas que podem ser gerados involuntariamente por este ato, como por exemplo a insatisfação de outro colaborador que não recebeu a oportunidade de crescimento, o aumento do Turnover de sua empresa e até mesmo o questionamento de sua gestão, já que ao efetuar uma promoção mal sucedida a sua capacidade de analise se torna questionável.

Então como devemos proceder, acredito que uma analise prévia do colaborador em questão, uma analise dos candidatos a disposição no mercado de trabalho, uma verificação das reais atividades exercidas pelo cargo que está em projeção e claro o bom senso, são fatores necessariamente básicos para que seja efetuada a melhor escolha.

E uma das coisas que vejo como mais relevantes se refere ao de demonstrar caso decida promover um colaborador a real importância, os motivos do por que de sua decisão para os demais colaboradores principalmente aos que possuíam a expectativa de ocupar tal vaga, pois um dos primeiros passos para o gestor ser negligenciado e perder a sua voz com a sua equipe é a falta de transparência e a falta de tato para perceber que os demais colaboradores provavelmente não tenham visto o preenchimento deste cargo em uma visão macro como a do gestor, podendo assim gerar muitos outros infortúnios e tornando assim a sua solução em um problema muito maior.


Fonte: Artigos Administradores / Os cuidados ao promover um colaborador

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