Os desafios do emprego em um cenário de crise

Os desafios do emprego em um cenário de crise

Acredito que estar preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho só é possível quando se está realmente capacitado para exercer uma função com excelência

Atualmente o Brasil enfrenta uma das maiores crises econômicas já vivenciadas nas últimas décadas. E este cenário desfavorável, marcado pela alta das taxas de juros e o retorno do fantasma da inflação, impacta negativamente no mercado de trabalho, já que vários setores se veem obrigados a demitir, a fim de reduzirem despesas e se manterem vivos em meio a tantas dificuldades e competitividade.

E os números comprovam esse movimento nada promissor. Pesquisa do IBGE registrou uma elevação de 8,1% na taxa de desemprego no último trimestre deste ano, o equivalente a cerca de 8 milhões de cidadãos em busca de uma colocação. Além disso, uma comparação realizada pela plataforma do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que entre os meses de maio de 2014 e maio de 2015 houve, ao longo do período, uma redução de 593.375 empregos com carteira assinada, considerando todos os setores da nossa economia. Diante desta realidade, a questão é: como se manter ativo profissionalmente ou conquistar aquela vaga dos sonhos, se a oferta é pequena e a demanda de candidatos é cada vez maior?

Acredito que estar preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho só é possível quando se está realmente capacitado para exercer uma função com excelência. Embora características pessoais pesem para o sucesso em um processo seletivo, dominar linguagens da informática e um segundo idioma, com ênfase ao inglês, já são habilidades que colocam o candidato em uma posição de destaque. Portanto, embora o momento seja de apertar o cinto, não economize com formação. Ela é um investimento imprescindível para que a crise possa ser transformada em oportunidade.

Enfim, meu caro amigo, se você almeja ter um futuro brilhante na área que atua, fique atento às opções de qualificação disponíveis. O sucesso profissional é reflexo do seu esforço e dedicação ao longo desta caminhada.

Rogério Gabriel – Fundador e presidente do Grupo Prepara – Presidente do Grupo Prepara, detentor das marcas Prepara Cursos, Ensina Mais e das recém-lançadas English Talk e Pingu’s English. Atualmente o Grupo possui mais de 800 franquias, distribuídas por todo o Brasil. Formado em Ciência da Matemática e Computação pela Unicamp, com MBA em Marketing pela FGV, Rogério há dez anos fundou o Grupo, que viria a construir a maior rede de cursos profissionalizantes do Brasil, a Prepara Cursos. Empreendedor Endeavor desde 2012, ele teve a sua trajetória retratada no #VQD – VAI QUE DÁ, livro que traz dez histórias de empreendedores que criaram empresas de alto impacto.

 


Fonte: Notícias Administradores / Os desafios do emprego em um cenário de crise

Os comentários estão fechados.