Os principais tipos de coaching

Os principais tipos de coaching

Coaching é uma metodologia de desenvolvimento e capacitação humana, que tem por objetivo potencializar e elevar resultados em todos os aspectos

Os principais tipos de coaching

O indivíduo que deseja evoluir do estado atual, em diversos aspectos, pessoal, profissional, esportivo, familiar ou financeiro, quebrando barreiras, desenvolvendo suas habilidades, atingindo seu potencial máximo, alcançando metas de forma objetiva, onde mudanças positivas, de forma acelerada são implementadas, deve vivenciar o Coaching.

Coaching é uma metodologia de desenvolvimento e capacitação humana, que tem por objetivo potencializar e elevar resultados em todos os aspectos. Essa metodologia que combina tecnologias diversas, através de processo estruturado, produzindo mudanças breves, porém consistentes.

Coaching Pessoal:

Indicado para as pessoas que têm necessidade ou desejam produzir mudanças em suas vidas. Objetivas, com resultados efetivos, como modificar hábitos ou comportamentos indesejados, modificar padrões repetitivos, estados emocionais limitantes, superar conflitos, obstáculos. Ainda, desenvolver habilidades, competências, realizar sonhos.

É indicado para quem quer realizar um processo de transformação pessoal, desenvolvendo-se para o alcance do que deseja. Objetivo é viver a vida em plenitude, com autoestima e confiança. Pode trabalhar diversas questões, como relacionadas à saúde, a problemas de relacionamento, desenvolvimento intelectual, desenvolvimento de talentos, superação de traumas, ansiedade, por exemplo.

Coaching Profissional:

Visa produzir resultados de alta performance, otimizando o tempo, desenvolvendo o aspecto primordial para o ambiente corporativo – excelência profissional. Sempre harmonizado com as atividades pessoais. Desenvolver talentos e habilidades que oportunizem eliminar aspectos negativos e potencializar aspectos positivos, buscando a eficiência e a eficácia, alcançando a excelência na sua área de atuação. Fazendo o melhor, aproveitando suas potencialidades e conquistando o reconhecimento.

Indicado também para aqueles que buscam uma recolocação no mercado, melhorando sua comunicação, o aproveitamento do tempo, seus relacionamentos, removendo bloqueios e reorganizando paradigmas.

Coaching Esportivo:

Caracteriza-se como um aliado essencial para o atleta. Atletas que trabalham pelo alto desempenho sofrem muitas pressões, como críticas dos torcedores, das confederações, da imprensa. Os treinadores já exerciam, intuitivamente, o papel de coaching, contudo, foi no mundo corporativo que o coaching foi estudado e ganhou a chancela científica.

O coaching esportivo funciona como uma ferramenta que busca identificar os problemas e incentivar a capacidade de cada atleta a superar e alcançar alta performance nas competições.

Coaching Familiar:

A família é o melhor referencial para um indivíduo. Este é um paradigma que normalmente é verdadeiro, mas nem sempre. A família afeta sim os aspectos mentais, emocionais e espirituais dos indivíduos. As crenças são passadas de geração em geração, fazendo pressão na identidade de cada um. Contudo, a realidade familiar nem sempre é harmônica. Discussões, disputas entre irmãos, entre pais e filhos, conflitos entre parentes, interpretações errôneas dos fatos, situações que afetam direta e indiretamente os indivíduos, por vezes os limitando.

O objetivo do coaching familiar é resgatar a harmonia, restabelecendo a sensação de segurança que a família deve despertar, explorando as qualidades dos indivíduos e das relações, proporcionando as mudanças que se fizerem necessárias para retomar a harmonia almejada. 

Coaching Financeiro:

Saúde financeira é uma expressão comumente usada para definir aquele que é bem sucedido financeiramente. Livre de dívidas, com patrimônio, com investimentos, desfruta de tranquilidade quando tem que honrar seus compromissos; ou seja, quando a vida financeira está organizada.

Esse é o desejo de todos, contudo, não uma realidade para a maioria. O objetivo do coaching financeiro é, portanto, valer-se de técnicas de planejamento financeiro adequado para incremento de renda, ou uma organização das despesas para corrigir a desordem financeira que muitas vezes leva ao fracasso empreendimentos potencialmente prósperos.

Derivam dos principais tipos de Coaching outros nichos que vão se ramificando e especificando a atuação do coach profissional, que é capacitado e habilitado a aplicar os processos de coaching em pessoas e organizações.


Fonte: Artigos Administradores / Os principais tipos de coaching

Os comentários estão fechados.