Os problemas circulares da sua carreira (e da vida)

Os problemas circulares da sua carreira (e da vida)

Sabe aquela situação chata que você vive e tem a impressão de que ela sempre volta, às vezes até mais forte? Pois é, não tem segredo: você precisa enfrentar

Eu sempre achei que temos que buscar empresas para trabalhar que tenham a ver com nossos princípios e é o que mais indicam, se formos falar de carreira, mas nem sempre teremos êxito assim de imediato. É uma longa caminhada…

Em uma dessas caminhadas, caí no poço da falta de oportunidades. Não queria estar ali, trabalhar ali, tudo me incomodava, não via possibilidade de crescimento e enviava muitos currículos, mas não havia sequer um contato! Um belo dia, resolvi perguntar a mim mesma: ok, o que posso fazer com isso? Porque não estou conseguindo nada, sendo que sempre consegui? O que tenho que aprender com essa empresa? O que preciso realizar aqui?

Na época, estava fazendo MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e a equipe da recepção na empresa que trabalhava estava precisando de um treinamento comportamental, eu resolvi bolar e ministrar esse treinamento (material, aula, slides, cronograma, etc). Além de sair da esfera da reclamação e passar a agir com mais vontade dentro da própria empresa. Fazer o que? Se eu não tinha opção, iria valorizar a que eu tinha!

Foi transformador! Não demorou muito (uns 2 meses), eu mal tinha concluído meu cronograma de treinamentos com a recepção e fui chamada para trabalhar em uma empresa que namorava há anos, pois além de combinar com meus princípios havia possibilidade de crescimento na área que eu queria seguir: a Consultoria. Foi como se o universo estivesse esperando justamente essa minha atitude para que eu pudesse me libertar!

Portanto, devemos entender que precisamos encarar a situação de frente, da forma que ela vem, de preferência com calma e pensamento estratégico. Porque você está naquele contexto, o que precisa aprender com aquilo, porque não há mais outras alternativas? O ideal é se prevenir e aprender antes, mas não havendo esse feeling, o cerco se fecha e você vai ter que aprender na marra!

O que devemos sempre saber sobre as empresas é que:

  • São feitas de pessoas;

  • Não há uma empresa 100% perfeita para se trabalhar, mas aquela que você se identifica mais. Vá em busca dela, mas atue com vontade e perseverança na que você está hoje;

  • Assim como você está tentando fazer seu trabalho da melhor maneira possível, a alta gestão provavelmente também está, portanto evite críticas. Você também poderá errar;

  • O quanto antes fizer as pazes com as empresas que não eram o que você esperava e o seu passado, melhor.

E aí, em qual volta você está? Vá diteto à linha de chegada no processo! Não fique esperando as coisas se resolverem sozinhas! Mãos à obra?


Fonte: Artigos Administradores / Os problemas circulares da sua carreira (e da vida)

Os comentários estão fechados.