Outplacement: um apoio na transição de carreira profissional

Outplacement: um apoio na transição de carreira profissional

Você já ouviu falar em “Outplacement”? Este termo inglês, muito usado no âmbito profissional, está ligado ao campo da gestão de Recursos Humanos. Leia mais!

Você já ouviu falar em “Outplacement”? Este termo do inglês, muito usado no âmbito profissional, está ligado ao campo da gestão de Recursos Humanos. Traduzindo de maneira simplificada, ele significa “colocar fora”, ou “colocar em outro lugar”; ou seja, refere-se a um processo de recolocação do trabalhador no mercado – a transição de carreira.

Deseja saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é Outplacement?

O Outplacement é a gestão de desligamento dos funcionários de uma empresa. Atualmente, o processo de demissão é mais inteligente e humanizado: diversas empresas, ao encerrar o vínculo com um funcionário, demonstram uma preocupação genuína com o futuro profissional do indivíduo. Por isso, adotam mecanismos que podem ajudar o ex-funcionário na reorganização pessoal e profissional, e no avanço em direção a uma nova oportunidade de trabalho.

Quais os tipos de Outplacement?

Existem essencialmente dois tipos de outplacement: individual e coletivo. Como o próprio nome indica, o Outplacement Individual enfoca as necessidades de indivíduos específicos, enquanto o Outplacement Coletivo lida com a gestão do desligamento de grupos heterogêneos de funcionários.

O Outplacement Coletivo é uma boa solução para empresas que estão passando por grandes mudanças, como fusão com outro negócio ou fechamento de unidades fabris.

E as etapas do processo?

O Outplacing é um processo complexo, desenvolvido por consultorias especializadas. Porém, ele consiste basicamente de três passos: planejamento de carreira, avaliação de mercado e acompanhamento contínuo.

Durante o planejamento de carreira, são coletadas informações sobre as qualificações, experiências e expectativas profissionais do ex-funcionário. Com base nestas informações, cria-se um planejamento estruturado que trace, através de uma estratégia realista, os passos para que o indivíduo possa atingir seus objetivos.

A avaliação de mercado levanta dados sobre a demanda por profissionais na área de atuação do indivíduo. Também ajuda a identificar o perfil desejado pelas empresas e as atitudes que levam à contratação efetiva. Por fim, esse passo também envolve ajudar de maneira direta o ex-funcionário nos processos seletivos.

O acompanhamento contínuo é feito por um coach profissional, voltado a ajudar o ex-funcionário em sua adaptação à nova fase vivenciada. Afinal de contas, a transição de carreira é um momento preocupante e estressante, em que muitas dúvidas e ansiedades emergem. Portanto, ter um expert de confiança a quem fazer perguntas é essencial!

Quais são as vantagens para a empresa?

Quando uma empresa contrata uma boa consultoria para conduzir o processo de Outplacement, ela está assegurando que o clima de seu ambiente interno permanecerá em equilíbrio. Sua imagem perante a equipe de colaboradores será positiva, pois a empresa está demonstrando que se preocupa com os funcionários mesmo quando ocorre um desligamento.

Além disso, o Outplacement reduz ou até elimina impactos negativos do desligamento de funcionários em cargos de gestão. Quando um gestor sai da empresa, observamos queda no moral da equipe, insegurança ou resistência ao novo substituto. Porém, com a gestão do desligamento é possível suavizar estes efeitos e manter o desempenho do setor.

E as vantagens para os funcionários?

As vantagens para os funcionários são claras. O Outplacement é a garantia de uma transição mais suave para a nova etapa profissional. Com ajuda especializada, o desligamento de uma empresa pode se tornar uma oportunidade para crescer ainda mais, com um novo emprego desafiante e recompensador.

Também é importante ressaltar que o Outplacement ajudará o funcionário a se manter confiante neste momento. Enquanto isso, os indivíduos que são desligados sem nenhum auxílio, muitas vezes, se sentem abalados e podem até passar por um quadro de depressão.

A sua empresa já está adotando o Outplacement no desligamento de funcionários? Deixe seu comentário e conte para a gente qual está sendo o efeito desta estratégia na sua empresa e na vida de seus ex-funcionários! E se preferir, entre em contato com a Digitalents para conhecer melhor esse assunto.


Fonte: Artigos Administradores / Outplacement: um apoio na transição de carreira profissional

Os comentários estão fechados.