Para contrapor estímulo ao consumo da Black Friday, Brasil ganha "Dia de Doar"

Para contrapor estímulo ao consumo da Black Friday, Brasil ganha “Dia de Doar”

Iniciativa global vai ser replicada no país neste ano

O Dia de Doar é uma iniciativa global que surgiu em 2012 nos EUA em contraponto ao consumo excessivo gerado nas festas de final de ano e ao dia de descontos “Black Friday”. O movimento incentiva a filantropia por meio de um site interativo para disseminar a ideia, além de campanhas em redes sociais e em veículos de comunicação. Está presente em países como Alemanha, Austrália, Singapura, Israel e Irlanda. No Brasil, foi realizado pela primeira vez em 2013 e, neste ano, vai ter uma nova edição.

Na mobilização, tudo é doado, inclusive a campanha 2015, que foi criada pela Umbigo do Mundo a partir de estudo gerado pela  metodologia de diagnóstico e planejamento em comunicação Dádivas de Marca. Segundo o estudo, no atual contexto socioeconômico brasileiro, as pessoas estão abertas para as causas sociais, mas têm muitas dúvidas sobre como ajudar, quem ajudar, com o que ajudar e como ter a certeza de que os recursos certos irão para as pessoas certas.

Outro aspecto identificado é a banalização da mobilização, considerando que nas redes sociais a rapidez de adesão a uma causa muitas vezes é proporcional ao seu abandono. “Para efetivar uma mobilização, é preciso unir as pessoas e mostrar a força que este grupo tem. Para unir as pessoas, é preciso conscientizá-las de que são capazes de fazer mudanças. A verdade é que as pessoas não querem novos discursos e sim soluções práticas e confiáveis, especialmente em meio a crise de valores que estamos vivendo”, diz Marina Pechlivanis, sócia da Umbigo do Mundo e também da UDM&Co Business Consulting, que conduziu o estudo.

“Por isso, a comunicação precisa ser direta e didática, estimulando a ação: seja a de postar e aderir à causa, seja a de efetivamente doar. Além de estimular a solidariedade entre as pessoas e mobilizar os veículos de comunicação para multiplicar a mensagem, a proposta é sensibilizar as empresas a doarem recursos financeiros a ONGs”, completa Marina.

A produção da campanha também foi doada. O comercial de 30” e a vinheta institucional foram produzidos pela Cia de Cinema.
“Reunir os amigos e colaborar também é uma forma de doar. Juntamos a produção da Cia de Cinema, as artes do Estúdio Big, a animação da Bitt e o som da Angels. Estamos muito felizes em participar” diz Carlos Righi, sócio diretor de criação da Cia de Cinema.

Confira abaixo o filme da campanha:


Fonte: Notícias Administradores / Para contrapor estímulo ao consumo da Black Friday, Brasil ganha “Dia de Doar”

Os comentários estão fechados.