Para você: construindo sua missão, visão e valores pessoais

Para você: construindo sua missão, visão e valores pessoais

Que tal aproveitar e começar agora a pensar e construir a sua missão, sua visão e especificar os valores que são relevantes para você?

Quem atua no mundo corporativo costuma se deparar com as questões que envolvem a tríade organizacional que contempla a missão, a visão e os valores observados na estrutura das organizações. Mas, este artigo vem convidá-lo a construir estes conceitos para sua vida pessoal e profissional. Para muitos vai ser um grande desafio. Para outros, nem tanto. Vamos então discorrer sobre estas três questões que costumam ser fundamentadas para as organizações, mas que, se as construirmos de um modo honesto e seguindo nossas características pessoais, pode ser um divisor de águas na nossa carreira e vida social, dando mais sentido às nossas expectativas e projeções:

MISSÃO: comece se perguntando: qual é realmente a minha missão neste mundo? Qual o sentido de fazer o que eu faço diariamente? Para quem? Para que? Por que? E, aprofundando ainda mais estas questões, incito-o a responder um questionamento que é tema de palestras do filósofo, professor e escritor Mário Sérgio Cortella: “se você não existisse, que falta faria?”.

Caso você comece a se perturbar um pouquinho, não se preocupe. Esse é um momento ímpar para você começar a construir uma missão especial que lhe dê sentido e que seja algo relevante para a sociedade, algo transformador e que lhe dê prazer em buscar realizar. Um exemplo neste sentido poderia ser algo do tipo: “Ser um agente de mudança da realidade sociocultural da minha comunidade, de forma a contribuir para o desenvolvimento das pessoas através do incentivo ao empreendedorismo e à inovação”.

VISÃO: questione-se: o que eu realmente quero ser no futuro? Onde eu quero chegar no campo profissional e pessoal? Até onde eu posso ir? Existe alguma limitação? Qual? Quais e que tipos de conquistas eu almejo?

Uma forma de começar a construir sua visão pode ser descrevendo o que você quer se tornar ou conquistar. Se for um professor, por exemplo, poderia descrever: “Ser referência na minha área de atuação, contribuindo para o avanço da qualidade da educação do meu Estado e do meu país”.

A partir da descrição de sua missão e sua visão, você terá então a possibilidade mais efetiva e realista de prospectar meios para realiza-los, com base no seu perfil e nos objetivos traçados. Pode ter certeza de uma coisa: tudo fica mais claro, mais significativo e até mais desafiador (fator que pode te dar um gás maior para chegar lá).

VALORES: indague-se: quais os comportamentos e características que valorizo nas pessoas, nos processos e nas coisas? Que tipo de atitude eu admiro? Quando eu avalio algum processo, que tipo de atributos eu considero relevantes?

Alguns exemplos: agilidade, respeito, honestidade, eficiência, criatividade, etc.

A cada início de um novo ciclo as pessoas tem o costume de refletir sobre os próximos passos, como no caso dos eventos de final de ano e chegada de um novo. Então: que tal aproveitar e começar agora a pensar e construir a sua missão, sua visão e especificar os valores que são relevantes para você? Vivencie esta experiência e nos conte como foi tratar de algo tão profundo e desafiador. Forte abraço!


Fonte: Artigos Administradores / Para você: construindo sua missão, visão e valores pessoais

Os comentários estão fechados.