Pare de ensinar errado

Pare de ensinar errado

10 dicas para educar hoje e evitar problemas amanhã

Vejo mães e pais reclamando de seus filhos, de seus comportamentos egoístas, do trabalho que dão mesmo quando adultos e percebo que grande parte do problema está nessa educação equivocada, permissiva, em pais que educam os filhos ensinando a eles que a vida é um enorme parque de diversões sem regras nem deveres. O preço para essa educação errada é extremamente caro e pode ser evitado seguindo 10 dicas simples:

1) Não economize beijos e abraços. Não economize palavras de amor. Não importa se seu filho é adotado, se os pais são separados, se existem conflitos familiares, se a situação financeira é complicada. Explique e mostre para a criança que nada disso importa e que o amor que todos sentem por ela independe de todas essas situações. Diga sempre o quanto é amada e sempre será.

2) Jamais critique a aparência física de uma criança. Jamais rotule uma criança. Jamais use de violência física ou verbal com a criança. Jamais compare uma criança com outra ou com os irmãos. Jamais faça diferença entre crianças. Trate todas igualmente. Nunca fale da criança como se ela não estivesse presente. Quando o comportamento da criança for inadequado explique a ela com amor que aquele comportamento deve ser melhorado e se esforce para dar bons exemplos. Seja firme e exija que seja feito o correto. Explique e aja com firmeza.

3) Ensine a criança a ter fé e a agradecer. Faça com que a criança observe a natureza e tenha respeito por todos seres vivos. Não aceite que ela desrespeite alguém, não aceite comportamente agressivo e falta de disciplina.

4) Ensine a criança a respeitar hierarquias. A casa é sua e quem manda nela é você. Na escola quem manda é o professor. Nas empresas existirá hierarquias. Mostre respeito pelos mais velhos e ensine seus filhos a respeitá-los. Não se esqueça que ele tratará você na velhice como vê você tratando seus pais e avós.

5) Ensine valores como honestidade, gratidão, respeito, tolerância tudo através de exemplos. Seu filho irá querer ser como você porque te respeita, te admira.

6) A disciplina organiza e nos torna mais aptos para vencer na vida. Crie uma rotina e ensine seu filho a seguí-la. Mostre que o dever vem antes da diversão. Mostre que para receber tem que dar. Para tudo tem a hora certa. Explique detalhadamente o que se espera da criança com desenhos simples. Se possível coloque em uma cartolina as regras básicas da casa.

7) Ensine seu filho a fazer serviços domésticos e o elogie diante de cada serviço realizado. Mostre a ele que é capaz de arrumar seu próprio quarto, cuidar de seus calçados, de seus pertences. Á partir dos 10 anos uma criança já pode começar a ajudar em todos os serviços domésticos sem distinção de menino e menina. Todos podem ajudar e se sentir felizes em um clima de união e cooperação.

8) Ensine a seu filho o valor dos estudos e do trabalho. Não reclame do trabalho na frente do seu filho. Explique a criança que devemos tentar melhorar a nós mesmos e não aos outros. Explique para seu filho que trabalhar é um ato de amor, que só através do trabalho honesto podemos ter uma vida digna, prover as nossas necessidades e daqueles que amamos. Explique que tudo o que ele tem vêm do trabalho.

9) Não deprecie ninguém e jamais fale mal de alguém na frente da criança principalmente de familiares próximos. Dê exemplos de gentileza e compaixão sempre. Ensine-o a compartilhar, ensine-o o prazer de poder ajudar, de poder contribuir para melhorar a vida de alguém.

10) Ensine seu filho o valor da conquista, a batalhar pelo que quer com o suor de seu rosto. Ensine que o que vem fácil, vai fácil. Ensine-o a ter orgulho de si mesmo e de suas conquistas.

Educar um fliho não é fácil. Uma vida que depende de Deus e de seus exemplos para se tornar uma pessoa realizada e feliz é muita responsabilidade. Mas se observarmos essas regras simples talvez o caminho se torne menos complicado e mais prazeroso e seus filhos serão uma fonte de alegria e orgulho.

Nunca saberemos tudo e nem sempre o que é certo hoje será amanhã mas podemos tentar sempre ser seres humanos melhores e deixar para o mundo o melhor de nós representados por aquilo que ensinamos através de nossos exemplos!


Fonte: Artigos Administradores / Pare de ensinar errado

Os comentários estão fechados.