Perfil do empreendedor

Perfil do empreendedor

Tenho 32 anos de Caixa econômica Federal, cursei Administração de Negócios e algumas Pós Graduação, Gestão de Pessoas, Gestão em Marketing, Gestão Empresarial, Ênfase em Bancos e atualmente estou cursando uma Pós de Coaching e Liderança e sempre tive vontade de empreender, por acreditar que o Empreendedorismo seja a mola que move a economia, alguém responsável por mudanças na sociedade e no País

Muito se tem escrito a respeito, e autores oferecem variadas definições para o termo, mas o empreendedor nada mais é que um sonhador que busca transformar algo imaginário em realidade, contribuindo para o crescimento econômico, identificando oportunidades e alavancando mudanças no meio onde vive.

 Empreender significa mudar as condições atuais de um determinado ambiente, utilizando novos recursos ou os recursos disponíveis de novas maneiras, sendo fundamental para geração de empregos do país, diversificando negócios e melhorando a condição de vida da população.

 O individuo com espírito empreendedor é sempre um insatisfeito que busca na insatisfação descobertas positivas para o seu negocio e para a sociedade, é a sua postura que vai determinar sua permanência no mercado, é a sua forma de agir e pensar sempre propondo inovações de forma que possa concretizá-las, ter visão holística dos negócios e ser um boa dose de liderança.

 Empreendedor tem que ter coragem de se arriscar, ter a mente aberta e sempre pensar em oferecer novos produtos e/ou serviços diferenciados.

A perseverança deve ser um dos atributos principal do empreendedor, porque nem todos os sonhos vão se tornar realidade no mundo dos negócios e o fracasso não é realizar os sonhos, mas desistir de realizá-los. Suas atitudes, frente a uma situação difícil é que vai orientar, motivar, impedir e até estimular ações positivas ou não.

 O Empreendedor aprende com os erros e os fracassos, diante dos quais não devem se abater, mas ser capaz de acreditar que tem a capacidade de mudar o mercado e fazer a diferença, antecipando situações com observação, foco e um bom planejamento.

 È importante que o Empreendedor além de ter iniciativa, autonomia, autoconfiança e otimismo tenha um Coaching em que possa lhe ajudar como conselheiro, sendo um consultor, considerando que empreender, não é uma aventura, assume-me muitos riscos e, para isso é importante manter alto nível de consciência do ambiente e do que se propõe, pois muita coisa estará em jogo ate mesmo o equilíbrio familiar. Deve estar disposto a colocar toda a sua energia para realizar seu sonho, deve conhecer bem o negocio como um todo, clientes, concorrência, sendo capaz de perceber as tendências, e outras características do mercado onde vai atuar.

 O perfil do Empreendedor deve ser de disciplina, alto comprometimento e acreditar no que faz sempre focado e orientado para os resultados, sabendo utilizar e controlar os recursos, mantendo boas redes de relações e traduzindo seus pensamentos em ações.

Fazer um bom Plano de Negócios é primordial para o Empreendedor, este será seu instrumento para várias decisões e o passo para sucesso.

Um bom Plano de negócios contribui para buscar recursos no mercado, porém, nem sempre ter bom recurso vai trazer sucesso. Também não é um bom Plano de Negocio que vai definir o seu sucesso, é necessário saber o que está fazendo, ser seguro de si e buscar conhecer bem o mercado que deseja atuar.

 Os empreendedores devem saber diferenciar a ideia e a oportunidade. Deve desenvolver relações de confiança com os clientes visando à satisfação para estabelecer relacionamento em longo prazo, procurando sempre consistentemente maneiras de fornecer elevado padrão nos produtos e serviços oferecidos e, principalmente no atendimento.

 


Fonte: Artigos Administradores / Perfil do empreendedor

Os comentários estão fechados.