Planejamento estratégio X Planejamento operacional

Planejamento estratégio X Planejamento operacional

Como mecanismo de sobrevivência no mercado e vantagem competitiva, as organizações devem adotar os dois tipos de planejamento

Não precisamos estudar administração para saber que planejamento faz toda a diferença em um plano de ação. Planejar significa preparar-se para alcançar determinado objetivo. Nas organizações, existem vários tipos de planejamento, contudo, destaco apenas dois: Planejamento Estratégico e Planejamento Operacional.

Planejamento Estratégico é o processo pelo qual a organização procura atingir seus objetivos e metas, levando em consideração os ambientes interno e externo. Tem-se no planejamento estratégico a missão (razão de existir), visão (onde chegar) e valores da empresa, que deverão ser conhecidos por todos os colaboradores.

Os ambientes interno e externo, em que as empresas estão submetidas, são de grande importância para a definição de metas e estratégias no mercado. Estas são implementadas no nível estratégico ou institucional e direcionadas para os níveis tático e operacional.

Com o Planejamento Estratégico é possível que as organizações estejam preparadas para futuras incertezas, administrando seus recursos para adaptar-se ao dinamismo do mercado. Como consequência, sofrem menos impactos quando os resultados de seus processos não saem conforme o esperado.

A ausência de um excelente planejamento estratégico faz com que as empresas utilizem somente o planejamento operacional, onde há formalização de uma ação. Ou seja, busca-se realizar uma tarefa específica, situada em nível gerencial.

O Planejamento Operacional possui curto alcance, pois sua execução não possibilita descobrir a causa de um problema, apenas a sua resolução. Com isso, as empresas ficam limitadas a uma visão estratégica de curto prazo e com risco de negócio acentuado frente às concorrentes.

Como mecanismo de sobrevivência no mercado e vantagem competitiva, as organizações devem adotar os dois tipos de planejamento, tendo em vista que ambos são complementares para realização de programas de ação e crescimento do negócio.


Fonte: Artigos Administradores / Planejamento estratégio X Planejamento operacional

Os comentários estão fechados.