PMEs: 4 dicas para construir o BRANDING e fortalecer a marca.

PMEs: 4 dicas para construir o BRANDING e fortalecer a marca.

Estratégia de projeção da imagem da empresa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Empresas iniciantes e startups precisam inserir sua MARCA no mercado e as empresas mais experientes devem sempre renová-la. Esse é um dos caminhos mais seguro para quem deseja consolidar sua estratégia e consolidar seus produtos ou serviços perante seu público e mercado-alvo. 

“Pensar o negócio para tornar-se uma MARCA referência em seu segumento e conquista a confiança e fidelidade do seu púbico, exige do empreendedor um pensamento mais amplo e um melhor entendimento do que é MARCA. Focar na boa gestão do negócio é importante, mas colocar como premissa a gestão da MARCA é fundamental. Na teoria o BRANDING é como dar um rumo para a marca, criando um mapa orientativo que inclui desde um símbolo gráfico ou tipográfico para diferenciar um produto de outro, até uma ideia capaz de mudar o comportamento das pessoas. Na prática seria como olhar cada ponto de contato e alinhar um racional estratégico que possibilite o fortalecimento de todas as ações e atitudes que essa MARCA vai promover”, explica Helio Moreira. Abaixo selecionei 4 dicas para os empreendedores novos e experientes encararem o desafio da construção de uma MARCA:

  1. Vender experiências

Os diferenciais não estão mais no que a empresa faz, mas sim no que ela proporciona ao cliente – a experiência. Isso significa se preocupar com as pessoas e seus desejos. “Deve-se analisar todos os aspectos da marca, desde os funcionais até os emocionais, para determinar a melhor estratégia em direção a esse objetivo”.

  1. Alinhar a missão da empresa

Não adianta listar 20 adjetivos que resumem a empresa se todos eles são palavras aleatórias como qualidade, tecnologia, etc. Uma marca deve delimitar, priorizar e organizar com precisão as diretrizes estratégicas. “Todo negócio tem um significado, um porquê, que contribui para a estruturação da marca, seja para criação do nome, posicionamento, personalidade e identidade”.

  1. Público interno é tão importante quanto o externo

A preocupação com a percepção interna da empresa é tão importante quanto a externa, pois as ações estratégicas de uma marca são feitas pela equipe, para depois atingir ao público-alvo. “Branding parte da raiz”. Assim, funcionários engajados potencializam as chances de sucesso.

  1. Não temer mudanças

Às vezes, estratégias que o empresário acredita ser o diferencial do para o negócio, precisam ser oxigenados, repensadas com mais frequência. Desde a oferta de produtos até a apresentação da empresa. Um exemplo de pequena e média empresa no segmento da educação, que se viu nessa situação após 18 ANOS de mercado. A www.evoluaeducacao.com.br, optou por rever alguns pontos de contato do negócio. Com o crescimento a empresa sentiu a necessidade de reposicionar-se, revendo sua estratégia, avaliando seu público e entendendo melhor seu mercado. Com foco na gestão, optou em investir no trabalho intenso de BRANDING, objetivando entender quais aspectos poderiam ser aprimorados para manter-se ativo em um mercado dinâmico e em constante evolução como o da educação. O nome antigo VISUAL MIDIA, foi um dos desafios mais intensos. Após uma rica pesquisa junto aos principais públicos, foi identificado que o mesmo não estava mais alinhado com a novas estratégias e expectativas do mercado. As sub-marcas que possuim, sofreu uma alteração em sua arquitetura – ou seja, foi repensado e junto com os principais serviços que oferecia, estruturou-se um novo plano. A comunicação visual e verba, como também o PLANO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO DA MARCA foi renovado. O nome não condizia com o setor em que atuavam e a estratégia limitava o seu crescimento. Com o auxilio de profissionais especilizados em Gestão de Marcas foi possível conduzir essa evolução do negócio, gerando maior valor para a MARCA e expansão do negócio. Detalhes sobre o projeto você pode ver em www.newgrowing.com. O vídeo manifesto conta um pouco dessa jornada https://www.youtube.com/watch?v=ZRRiPsA1izY 

É preciso que mudar é ficar maior. EVOLUIR é ficar melhor. Espero que esse texto ajude você a fazer uma reflexão e principalmente direcionar os novos planos para a sua MARCA.


Fonte: Artigos Administradores / PMEs: 4 dicas para construir o BRANDING e fortalecer a marca.

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